Microsoft e OpenAI alvo de processo judicial contra a sua plataforma IA

Mónica Marques
Mónica Marques
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Plataformas de IA como o ChatGPT e o CoPilot são atualmente usadas por milhões de utilizadores. Mas há todo um trabalho árduo que sustenta estas plataformas e que não se limita ao desenvolvimento de software e hardware.

É crucial treinar o modelo de Inteligência Artificial com milhões de informações retiradas de fontes diferentes. Este passo do processo trouxe agora problemas à Microsoft e OpenAI que estão a enfrentar um novo processo judicial relacionado com este treino e aprendizagem.

The New York Times alega violação dos direitos de autor

imagem do logotipo do ChatGPT no ecrã de um computador
Até ao momento, Microsoft e OpenAI não comentaram ainda esta ação judicial do The New York Times Crédito@Franz Bachinger/Pixabay

A publicação The New York Times acaba de entrar com um processo judicial contra as duas empresas tecnológicas que tem como base a violação dos direitos de autor. De acordo com o conhecido órgão de comunicação, tanto a OpenAI como a Microsoft usaram alegadamente milhões de artigos desta publicação, sem a devida autorização.

Estes artigos terão sido usados para treinar os seus modelos de Inteligência Artificial que, posteriormente, usam estas informações para responder às solicitações dos utilizadores.

O The New York Times afirma também que entrou em contacto com ambas as empresas tecnológicas, mas que infelizmente não foi possível chegar a um acordo que fosse benéfico para todas as partes envolvidas.

Meios de comunicação podem sofrer um impacto financeiro significativo

Mas há mais fatores a pesarem na ação do The New YorK Times contra a Microsoft e a OpenAI. A publicação está igualmente preocupada com o impacto financeiro que estas plataformas baseadas em Inteligência Artificial podem provocar no mundo da comunicação social.

Tudo porque serviços como o ChatGPT conseguem criar conteúdo em maior quantidade e menos tempo que qualquer ser humano. Esta capacidade pode prejudicar as plataformas online dos meios de comunicação que vão sempre oferecer menos conteúdo pelas suas limitações humanas.

A consequência direta é a perda de assinaturas pagas e também de publicidade. O que, provavelmente, terá um impacto financeiro significativo para os órgãos de comunicação. Mas, para já, temos de esperar pelo parecer jurídico desta luta que promete fazer correr muita tinta.

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Mónica Marques
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Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt