Já há algum tempo que o Google Maps te consegue mostrar onde podes carregar um carro elétrico. Mas, os utilizadores continuavam a deparar-se com uma situação inconveniente, chegar à estação de carregamento e não haver nenhum lugar vago. Para resolver essa mesma situação, o Google Maps vai começar a dar também informação sobre o número de lugares vagos em tempo real.
Desta forma, sempre que pesquisares por uma estação de carregamento para o teu carro elétrico, vais ter informações adicionais ao clicares na estação. Vais poder ver não só o número total de lugares disponíveis, mas também o número de lugares disponíveis. Além destas informações, ficas também a saber o tipo de carregadores presentes e velocidades de carregamento.
Se estivéssemos a falar de uma tradicional estação de abastecimento, ficar na fila à espera de vez para abastecer o carro não seria um grande problema. No entanto, no caso dos carros elétricos a situação é completamente diferente. Caso não haja lugares vagos para carregares o carro, o tempo de espera pode variar entre alguns minutos a horas. Por isso, esta é uma adição valiosa para todos os utilizadores que têm um carro elétrico.
Quando vai estar disponível esta funcionalidade em Portugal?
De acordo com a publicação oficial da Google, esta funcionalidade já foi lançada para todos os utilizadores nos Estados Unidos e Reino Unido. Ainda que não tenham revelado nenhuma informação sobre a sua chegada aos restantes países, não deverá demorar muito tempo até que seja finalmente expandida.
Normalmente quando uma nova funcionalidade fica apenas disponível nos Estados Unidos, demora bastante tempo a chegar aos restantes mercados. No entanto, quando é lançada também no Reino Unido, normalmente acaba por rapidamente expandir-se para os restantes países europeus.
Considerando que também em Portugal os carros elétricos são cada vez mais populares e o número de estações de carregamento aumentam exponencialmente. O nosso mercado não deverá ficar para o final da lista no que respeita à chegada desta nova funcionalidade.
Editores 4gnews recomendam:
- Tesla Model S incendeia-se no parque de estacionamento sem razão aparente (vídeo)
- Polícia olha para o Google Maps para apanhar suspeitos de crimes
- Tesla terá frota de 'robotáxis' já em 2020, afirma Elon Musk