Google Maps ganha opção de acesso rápido aos transportes públicos favoritos

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

As deslocações pendulares, casa-trabalho e vice-versa, são parte do nosso quotidiano e todos temos meios de transporte favoritos. A pensar nisso, o serviço Google Maps está a incluir uma opção de acesso direto às nossas linhas, carreiras e transportes.

Com a versão beta 10.24 os utilizadores começam a ter acesso a uma nova secção já disponível nos Estados Unidos da América, o "Your Transit". Aí encontrarás, logo que chegue a Portugal, informações mais personalizadas sobre estes meios de deslocação.

Utilizas transportes públicos diariamente?

Ao abrir o Google Maps, desliza da esquerda para a direita a partir da lateral esquerda, revelando o menu com "Os seus locais", "A sua linha cronológica", entre outros. Será precisamente aí que verás a nova opção, logo abaixo da atual "Partilha de Localização".

O "your transit", ou numa tradução direta para português "o seu trânsito" será baseado nos teus hábitos. Se, ao utilizar o Maps definiste como favorito algum transporte público, nesta nova área encontrarás esses "favoritos".

Linhas ou carreiras de autocarros, metro, elétricos, entre outros. A empresa justifica a inclusão da nova opção como forma fácil de agilizar as viagens diárias, principalmente aquelas que mais repetimos.

Trata-se de uma atualização do lado do servidor, portanto dependente da Google. Mesmo assim, o novo centro de informações já está disponível na mais recente versão beta (10,24), disponível na Play Store e via APK Mirror.

Informações sobre os transportes públicos marcados como favoritos

Inclui também horários das linhas, ou carreiras, marcadas como favoritas, além das informações como atrasos e lotação, introduzidas por uma das maiores atualizações anteriores.

Há também uma nova organização das definições de notificações apresentadas com vista à sua simplificação. No entanto, é a nova área que tem maior potencial para melhorar a nossa vida, ao deixar de ser necessário fazer uma pesquisa para encontrar as linhas que mais usamos.

Seja rumo ao trabalho, ou para casa de um familiar, começa a marcar os transportes públicos que mais usas, e respetivas linhas, como favoritos.

Assim, logo que esta opção chegar a Portugal poderás tirar proveito da mesma sem perder mais esperas!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.