Google Lens tem ótimas novidades para os utilizadores no Chrome

Rui Bacelar
Comentar

Há excelentes novidades para quem utiliza o serviço Google Lens através do navegador ou browser Google Chrome com a recente atualização efetuada pela tecnológica norte-americana. Com efeito, é agora possível copiar texto, traduzir frases, ou abrir uma pesquisa de imagens sem esforço.

Este desenvolvimento enquadra-se nos esforços de integração do Google Lens nas mais diversas aplicações e plataformas da gigante norte-americana. Recordamos, primeiramente, que o Lens serve para ajudar os utilizadores a informação que procuram através da câmara do seu smartphone, ou de uma pesquisa de imagens.

Descobre as novas funcionalidades do Google Lens no teu Chrome

Google Lens

As alterações efetuadas pela Google no seu serviço Lens ficam agora disponíveis para computadores macOS, Windows (PC), bem como para ChromeOS. Todavia, a sua distribuição é feita por fases, podendo demorar algumas horas, ou alguns dias, a chegar a todos os utilizadores do Google Chrome 100 e respetivas regiões.

A partir de agora o serviço Google Lens no Chrome passa a apresentar uma barra inferior com três botões de ação, a saber: Pesquisa, Texto e Tradução. Os utilizadores podem assim escolher uma das opções / botões e executar as ações pretendidas.

Por exemplo, através do Lens no Google Chrome podemos também usar a nova opção de "Encontrar fonte da imagem" que fará uma pesquisa reversa das imagens online apresentando, na página de resultados, as várias imagens iguais ou idênticas que encontre.

Traduzir texto também ficou mais fácil com o Google Lens

Google Lens in desktop Chrome can now copy text, translate, and open Images Search https://t.co/yj5Y6P1rnW by @technacity pic.twitter.com/LFKtJ4anr9

— 9to5Google.com (@9to5Google) 14 de abril de 2022

Apesar de a publicação em questão não ter identificado o número de compilação que acrescenta estas novidades para o Lens, sabemos que chega com o Chrome 100. Ou seja, com uma atualização incremental para a mais recente versão do browser.

A partir de agora temos também a opção de identificar o texto e traduzir o mesmo, tudo a partir do Lens. Ou seja, a pesquisa de imagens que identifique texto numa imagem poderá também traduzir o mesmo, tudo num só local / plataforma.

Google Lens

De igual modo também poderemos selecionar esse mesmo texto, ouvir a sua dicção, ou até lançar uma nova pesquisa Google com o texto selecionado automaticamente. Temos ainda novas abas / separadores para o texto detetado e traduzido, para ser mais fácil copiar esta informação, por exemplo.

Traduzir, copiar, e fazer uma pesquisa Google através do Lens

Google Lens

Note-se ainda que o Google Lens já integrava o Google Chrome desde 2019, a versão desktop do navegador para dispositivos móveis para substituir a pesquisa reversa de imagens. Agora, contudo, recebe um leque de funções que lhe dão nova vida.

As novidades foram detetadas primeiramente pela publicação 9to5Google, entretanto divulgadas também pelo portal Android Police com as imagens exemplificativas que ilustram esta peça. Importa também frisar que a distribuição da atualização é feita pela própria Google para o seu navegador Chrome, de forma gradual e faseada.

Por fim, vemos que toda a UI do serviço de tradução está mais similar ao apresentado pela app para dispositivos móveis. Há, assim, uma concordância visual e funcional consistente entre as várias plataformas em que um mesmo serviço Google está disponível.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com