Google lança VPN grátis para proteger a privacidade dos seus utilizadores

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Hoje em dia, é cada vez mais importante a utilização de uma VPN nas mais variadas atividades online, mas principalmente, para garantir a segurança dos teus dados privados. Especialmente quando ligado a uma rede de WiFi pública, a utilização de uma VPN é um bem essencial.

Já há muito tempo que os subscritores do serviço Google Fi nos Estados Unidos têm acesso a uma VPN integrada, mas a empresa ainda não tinha decidido expandir essa oferta. Hoje, anunciaram através do seu blog oficial que vai implementar o serviço de VPN em todos os pacotes de 2TB (ou superior) do Google One.

Google VPN grátis

Infelizmente, esta implementação ficará disponível apenas para os utilizadores nos Estados Unidos. No entanto, é provável que acabe depois por se expandir para os utilizadores a nível global.

O que é uma VPN e para que serve?

O nome VPN significa "Virtual Private Network", ou Rede Virtual Privada, tendo como principal objetivo conseguir garantir a privacidade online dos utilizadores. Ao utilizares uma VPN, a tua operadora ou qualquer hacker que tente aceder aos teus dados, não vai conseguir obter informação sobre a tua localização ou até mesmo os sites que visitas.

Além disso, estes serviços permitem habitualmente "mascarar" a tua localização selecionando um país específico, tornando possível o acesso a conteúdos/sites bloqueados através de geo-restrição. Um bom exemplo disso é que, através de uma VPN, consegues ter acesso à biblioteca de séries e filmes disponível em qualquer país.

Animated GIF - Find & Share on GIPHY
Via GIPHY

Existem muitas alternativas grátis à nova VPN da Google

Tal como referido, para já, a nova VPN da Google não ficará disponível fora dos Estados Unidos. No entanto, existem inúmeras alternativas totalmente gratuitas que poderão ajudar a garantir a tua segurança enquanto utilizas a internet.

Entre os mais populares serviços podes encontrar:

  • TunnelBear
  • Hospot Shield
  • Windscribe
  • hide.me

Mas, se quiseres saber tudo sobre as melhores VPN grátis, aproveita para ver o nosso artigo aprofundado que te mostra todos os prós e contras de cada um dos serviços.

Editores 4gnews recomendam:

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.