O Google anunciou o lançamento de mais uma atualização do seu algoritmo de pesquisa agora em novembro. Já em andamento, a chamada “atualização principal de novembro de 2023” será implementada no decorrer das próximas semanas e, como as anteriores, visa melhorar os resultados do motor de busca.
O que muda para os criadores de conteúdo?
Nada muda efetivamente para os criadores de conteúdo. De acordo com o Google, a atualização tem como objetivo ajudar os utilizadores, destacando páginas com conteúdo útil. Portanto, se um site já oferece bom conteúdo informativo que ajuda os utilizadores, não deve haver muito com o que se preocupar.
"Provavelmente não haverá nada a fazer para a maioria dos criadores que já estão a trabalhar para criar conteúdo útil, confiável e que prioriza as pessoas. É isso que os nossos sistemas procuram recompensar. Aqueles que fizerem isso terão em grande parte atualizações que vão e vêm sem aviso prévio, ou podem ter um desempenho melhor na pesquisa", destacou o Google no anúncio da atualização.
Ainda assim, se um site perceber uma queda no seu desempenho, pode procurar ajuda na comunidade de pesquisa do Google. Para já responder a maiores dúvidas sobre a atualização, o Google disponibilizou respostas às principais perguntas no seu comunicado.
Não houve uma atualização no mês passado?
Sim. E, de facto, é incomum que o Google lance duas atualizações grandes em dois meses seguidos. Geralmente, as atualizações de algoritmo têm um espaço de dois meses entre si. De acordo com o Google, contudo, a atualização do algoritmo de novembro foi diferente da de outubro.
“Temos diferentes sistemas que são considerados fundamentais para o nosso processo de classificação; a atualização principal deste mês envolve uma melhoria num sistema principal diferente do mês passado”, afirmou a empresa na sua publicação.
Ainda entre as perguntas mais feitas sobre as suas atualizações, o Google destacou que o objetivo é sempre procurar maneiras de melhorar os sistemas automatizados para classificar os resultados da pesquisa.
"Atualizamos a Pesquisa Google milhares de vezes por ano. Não partilhamos todas essas atualizações porque muitas delas são relativamente pequenas e fazem alterações incrementais. Partilhamos atualizações que consideramos notáveis. Ppartilhamos 10 atualizações em 2021, outras 10 atualizações em 2022 e esperamos quase o mesmo em 2023", destacou a gigante de tecnologia.
Editores 4gnews recomendam: