Google irá fechar o Picasa prevalecendo o Google Photos

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Foi já há mais de dez anos que a Google decidiu adquirir o serviço Picasa. Basicamente o que este serviço faz é uma organização mais estruturada de todas as fotografias e vídeos que tenhas, além de uma aplicação para PC que possui ainda algumas ferramentas de edição de imagem.

Contudo o núcleo deste serviço é um tanto quanto semelhante ao novo Google Photos, apresentado em maio passado. Logo não faria muito sentido a Google redobrar-se em esforços para manter ativos dois serviços semelhantes. Nesse sentido foi agora anunciado, no blog oficial do Picasa, que este será descontinuado para que tudo possa ser agregado apenas no Google Photos.

Mas e então o que acontecerá a quem utiliza ainda os serviços Picasa? No caso dos álbuns web, bastará fazeres o devido login no Google Photos e verás que todas as tuas fotografias e vídeos já estão agregadas a esse serviço. Caso pretendas continuar com o Picasa Web Albums, a partir do próximo dia 1 de maio apenas poderás ver, apagar ou descarregar o teu conteúdo.

Para quem utilizar a aplicação desktop do Picasa, esta deixará de ser suportada a partir do dia 15 de março, no sentido de que não serão libertadas mais quaisquer melhorias para a aplicação. Todavia se já tens instalada a referida aplicação no teu PC, mesmo depois desta data, poderás continuar a utiliza-la em todo o seu potencial atual.

Todos estes passos são justificados pela equipa responsável com o intuito de se focarem em apenas um serviço, por forma a poderem oferecer ao Google Photos a melhor experiência possível. De relembrar que o Google Photos é um serviço que te oferece armazenamento infinito na cloud para todas as tuas fotos e vídeos, sem qualquer custo.

Talvez queiras ver:

  • Google trabalha nuns óculos VR sem necessidade de emparelhamento
  • Advogados ameaçam processar judicialmente Apple
  • Hugo Barra partilha algumas fotografias do seu Xiaomi Mi5 com resultados impressionantes
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.