Xiaomi: eis as imagens do seu smartphone dobrável nunca lançado

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Alguns recordar-se-ão de que a Xiaomi submeteu uma patente para a criação de um smartphone dobrável ao estilo dos Huawei Mate X. Falo de um conceito em que o ecrã do equipamento não dobra para dentro, mantendo-se constantemente exposto às adversidades.

Sabemos agora, graças a Kuba Wojciechowski, que esse conceito de smartphone dobrável foi efetivamente desenvolvido pela Xiaomi. Contudo, por razões que se desconhecem, não foi lançado para o mercado.

This is a prototype of the Xiaomi outward folding phone that was patented but never actually shipped (or even leaked in real life). More details and photos below 🧵👇 pic.twitter.com/wMgCdCnUx2

— Kuba Wojciechowski⚡ (@Za_Raczke) 17 de novembro de 2022

Xiaomi tem um protótipo de smartphone dobrável com ecrã virado para fora

As imagens partilhadas no Twitter revelam um equipamento bastante semelhante aos dobráveis da Huawei. O formato de dobra do seu ecrã e até o posicionamento das suas câmaras são uma inequívoca alusão aos produtos da sua compatriota.

Esse conjunto fotográfico é constituído por quatro sensores alinhados verticalmente e conta ainda com o auxílio de um flash LED. No seu alinhamento está ainda um botão que permite "destrancar" o ecrã do smartphone.

Xiaomi

Temos ainda imagens do interior deste protótipo revelando a presença de duas baterias, uma em cada lado do equipamento. A mais generosa do par conta com uma capacidade de 3500 mAh.

Xiaomi

A fonte relata ainda que este protótipo de smartphone dobrável está equipado com o processador Snapdragon 855 e um modem Snapdragon X50 para comunicações 5G. Pormenores que revelam que este equipamento foi desenvolvido há já alguns anos.

Trata-se de um dos mais misteriosos projetos desenvolvidos pela Xiaomi com muito pouca informação a ter sido revelada publicamente. Aliás, foi produzido um número muito limitado de protótipos precisamente para evitar fugas de informação.

Xiaomi

Não sabemos as razões que levaram a Xiaomi a não lançar este produto para o mercado. Aliás, não sabemos sequer se ainda existe algum interesse da parte da empresa para uma eventual comercialização deste conceito de smartphone dobrável.

Sabemos, sim, que a marca apostou num formato bem mais reconhecido e semelhante aos dobráveis da Samsung. Neste o ecrã dobra para dentro o que potencia a resistência e durabilidade deste importante componente.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.