Google cresceu bem graças ao Google Home no final de 2017

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Já vimos os relatórios fiscais de praticamente todas as grandes empresas, fabricantes e jogadoras no mundo Android e iOS. O universo mobile é o forte da 4gnews e não deixamos escapar qualquer detalhes. Suprimimos assim toda e qualquer dúvida ou pelo menos essa é a nossa missão e objectivo diário. Quem diria, o Google Home foi um sucesso neste natal!

Agora, olhemos para os números duros e crus, olhemos para o relatório fiscal anual, partilhado pela própria Alphabet. Para quem quiser um resumo muito breve, o ano foi bom, aliás, ótimo! Sobretudo a quadra natalícia onde os produtos como a Google Home, a forte concorrente da Alexa vendeu muito bem.

Vê ainda: d

Os números mostram-nos, tal como salienta Ruth Porat, CFO da Alphabet, e o próprio CEO da Google, o senhor Sundar Pichai estão extremamente orgulhosos dos resultados. A empresa registou um crescimento de 24% no último trimestre de 2017 com os lucros a chegarem aos 32.3mil milhões de dólares.

Todavia, o preço das ações da Google ficou um pouco abaixo das previsões dos acionistas e das expectativas de Wall Street. Em causa está um novo encargo fiscal que a Google terá de pagar. Será uma despesa de 9.9 mil milhões de dólares. Feitas as contas, o valor líquido de 6 mil milhões de dólares em receitas acabou por se tornar em 3 mil milhões no vermelho.

Google cresce mas terá muito trabalho em 2018

Este infeliz revés não impediu Sundar Pichai de salientar as proezas do Google Home, a casa da sua assistente virtual num número cada vez maior de lares. "Estivemos a criar as fundações para a primeira empresa voltada e baseada para a Inteligência Artificial (IA)", referiu Pichai. Neste momento a Assistant é utilizada em 400 milhões de equipamentos incluíndo o Google Home, Mini, smartphone e outros dispositivos móveis.

A empresa Waymo, a empresa dedicada aos carros inteligentes, sem condutor que já tem mais de 4 milhões de Milhas sob as suas rodas.

Google Home foi um sucesso no Natal

Mesmo assim, apesar de muito promissoras, tanto a Nest como a Waymo representaram um prejuízo operacional de 916 milhões de dólares no último trimestre de 2017. Além disso, a Google e a Uber ainda se estão a enfrentar numa disputa jurídica envolvendo a Waymo.

Pichai salientou ainda que os serviços Google Cloud como o GSuite já atingiram um patamar significativo. Terão representado um total de mil milhões de dólares em receitas durante o último trimestre do ano.

Terminando com uma nota sobre o YouTube, o serviço de vídeo da Google totalizou mais de 1.5 mil milhões de espectadores mensais. Apesar de toda a controvérsia com publicidades, abusos e conteúdo menos recomendável.

Pichai salientou que estão totalmente comprometidos em tornar o YouTube num local fantástico. Tanto para os investidores/ publicidade como para o espectador / utilizador do serviço. Os criadores de conteúdos não parecem estar assim tão satisfeitos com as políticas mais agressivas e redução nos proveitos financeiros.

Assuntos relevantes na 4gnews:

8.1 e a EMUI 8.1

20 terá três câmaras e leitor de impressões digitais abaixo do ecrã

seguirão?!

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.