Google Gboard tem uma novidade que vais gostar! GIF's querem substituir os Emojis

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

O Google Gboard é uma das aplicações mais utilizadas em todo o mundo. Seja para Android ou iOS. O teclado da Google já se mostrou capaz de surpreender e continua a trazer novidades que os concorrentes não oferecem.

A nova implementação mostra-nos que a Google quer seguir uma nova ideologia na comunicação. Isto é, dar mais valorização aos GIF's do que aos Emojis.

Em que consiste a nova implementação no Google Gboard

Basicamente, se já tiveres a nova atualização instalada, quando estiveres à procura de um Emoji para adicionares na conversa, terás a sugestão de um GIF com a mesma particularidade.

Por exemplo, se queres pôr um Emoji de um palhaço, em vez de colocares apenas um pequeno Emoji, o Google Gboard vai-te recomendar GIF's com palhaços. Como por exemplo o novo Joker.

Quando não encontra GIF's que se enquadrem com o Emoji não recomendará nada. Pelo menos não oferece recomendações que ninguém precisa.

GIF's são cada vez mais uma forma de comunicação

Se há uns tempos os Emojis eram a grande forma de expressar o sentimento de uma mensagem, os GIF's são cada vez mais utilizados. Isto porque consegues refletir de forma mais engraçada e concreta o teu sentimento. Quem é que não gosta do GIF do John Travolta?

Pessoalmente prefiro comunicar via GIF's em vez de Emojis. Considero mais simples de encontrar (ao escrever só uma palavra) e acaba por definir melhor o meu sentimento.

Se até ao momento o Facebook Messenger era a aplicação que melhores sugestões de GIF's nos dava, parece que o problema está prestes a terminar com a implementação do Google Gboard.

Lembro que o Gboard já tem a implementação de GIF's, porém, não é a mais rápida para a pesquisa. Esperemos que com esta nova implementação a pesquisa seja também melhorada.

Este atualização parece-me o primeiro passo da Google ao querer fazer esquecer os Emojis para nos dar GIF's como principal forma de expressão numa mensagem de texto.

Quando chega a novidade ao teu Google Gboard

Paras já a funcionalidade está presente na versão Gboard 8.8 beta, assim sendo, é uma questão de tempo até que chegue à versão estável da aplicação. Para ativares a funcionalidade precisarás de o fazer nas "definições", "preferências" e "Emoji browsing suggestions".

Editores 4gnews recomendam:

  • Fóssil lança novos smartwatches com bateria para duas semanas e preço cativante!
  • Estás à espera do Xiaomi Pocophone F2? Não vais gostar desta nova informação!
  • Redmi Watch pode chegar em breve, revela CEO
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.