Google Fotos terá novo plano gratuito e ilimitado, mas há um senão

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A utilização gratuita e ilimitada do serviço Google Fotos termina no próximo mês de junho. A mudança na plataforma significa que o backup de fotos e vídeos contará para o limite de 15 GB de espaço gratuito na cloud da Google independentemente da qualidade.

Por outro lado, o Google Fotos pode contar com um novo padrão de armazenamento "Storage Saver" que reduzirá um pouco a qualidade dos ficheiros, mas permitirá continuar a usufruir de armazenamento ilimitado, ainda que apenas para quem use um Pixel.

O novo plano gratuito pode ser um exclusivo dos Google Pixel

A informação é agora avançada pelo portal XDA Developers que, após analisarem o código-fonte da aplicação Google Fotos na versão 5.4.1 detetaram um novo padrão de armazenamento. Este, apelidado de "Storage Saver" preservará o espaço de armazenamento. Será, muito provavelmente, um exclusivo desta linha de smartphones.

Na prática, isto pode acarretar alterações significativas também para os utilizadores de smartphones Google Pixel. Note-se que até ao momento este grupo de utilizadores pode tirar proveito do armazenamento ilimitado para toda a vida, mas o padrão de qualidade pode variar caso a empresa implemente este novo padrão.

Note-se que na dissecação do APK (ficheiro de instalação da app em Android), a descoberta deste novo padrão "Storage Saver" pode significar que este será o novo plano gratuito e ilimitado. No entanto, o senão é a redução da qualidade nos conteúdos armazenados.

E, nunca nos esqueçamos, este plano gratuito e ilimitado só se aplicará aos utilizadores de telefones da linha Google Pixel. Para os demais utilizadores de smartphones Android e iOS o armazenamento gratuito terminará em junho próximo.

O fim do armazenamento em "Alta Qualidade" para os Pixel?

É uma hipótese a considerar tendo em conta a descoberta recente. Aliás, iria ao encontro das medidas de reestruturação do serviço que resultarão no fim da gratuitidade do serviço para os demais utilizadores, não sendo, portanto, de descartar.

Na prática, os utilizadores de telefones Google Pixel continuarão a ter acesso gratuito e ilimitado a este serviço. No entanto, o padrão de qualidade do armazenamento pode assim baixar para o "Storage Saver" que aplicará uma maior compressão aos ficheiros.

Será, portanto, uma possível redução de qualidade na benesse concedida aos Google Pixel que, ainda assim, continuarão a ter armazenamento gratuito ilimitado.

Para os demais utilizadores, a subscrição do plano Google One pode ser uma boa alternativa. A propósito, damos a conhecer as melhores alternativas, com diferentes opções para diversas necessidades.

Por fim, o padrão "Storage Saver" ainda não está disponível no Google Fotos. Não há, tampouco, previsão de disponibilidade e aplicação desta novidade.

Editores 4gnews recomendam:

  • WhatsApp melhorará a tua segurança com estas novidades para a app de mensagens
  • Samsung Galaxy S21 FE: novas informações do smartphone que vais querer ter!
  • Xiaomi prepara lançamento de novo Redmi Note 10 com olhos no futuro
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.