Google Fotos ficará ainda melhor com estas alterações na app

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A gigante das pesquisas procede atualmente a diversas alterações na terminologia empregue para descrever diversas funções do seu serviço Google Fotos. O objetivo? Simplificar e clarificar elementos importantes no funcionamento de toda a plataforma de backup e armazenamento online de fotografias e vídeo.

As alterações foram dadas a conhecer recentemente pela própria empresa, divulgadas na página de ajuda e suporte, sob a alçada do menu Ajuda do Google Fotos. Importa esclarecer que todas as funções e opções ficarão no mesmo sítio e funcionarão de igual modo. Porém, os descritores mudarão para "simplificar a terminologia tal como ela consta na app Google Fotos".

Simplificar o nome atribuído a várias funções do Google Fotos

Google Fotos

Note-se que esta não é a primeira instância em que tais alterações são aplicadas pela tecnológica norte-americana. Porém, este tipo de mudanças são sempre graduais e tomadas com cautela para não alterar em demasia a fórmula já conhecida do grande público.

Tome-se, por exemplo, a alteração efetuada ao nome da função "Cópia de Segurança e Sincronização", atualmente figurando apenas como Cópia de Segurança. Porém, tem as mesmas funções, só que com uma terminologia mais simples e direta ao significado.

Google Fotos

O utilizador pode encontrar estas opções, por exemplo, ao aceder às Definições do seu smartphone Android. Aí, navegando até ao menu "Google" deverá, em seguida, tocar em "Cópia de Segurança" caso queira proceder à sua configuração ou alteração.

Alterações anunciadas pela Google visam facilitar o uso na app Android e iOS

A comunicação foi feita através da página de ajuda do serviço com um anúncio publicado recentemente. Aí observamos que as alterações visarão sobretudo a função Cópia de Segurança que manterá as funções, mas poderá apresentar uma grafia distinta.

Importa também notar que esta mesma alteração pode afetar, ou melhor aplicar-se a diferentes funções do serviço, sempre com o mesmo propósito de facilitar o seu uso. Além disso, consoante o idioma, esta mesma função e alterações terão um impacto distinto.

Não obstante, tudo quanto seja alterado na aplicação do Google Fotos para Android encontrará equivalência direta na aplicação para iOS (iPhone). Ou seja, ambas as plataformas estarão em pé de igualdade nas funções e respetiva nomenclatura.

Atualização já em distribuição chega gradualmente aos utilizadores

A Google pretende assim que qualquer utilizador perceba o que cada menu entrega e facilitar o acesso às configurações do serviço. É uma mais-valia para que mais pessoas saibam efetivamente fazer uma cópia de segurança dos seus dados para não perderem a informação vital e memórias mais preciosas em caso de acidente.

Por fim, a empresa afirma que as alterações já estão a ser distribuídas. As mesmas chegariam em primeiro lugar aos utilizadores que já tenham o Android 13, a mais recente versão do seu sistema operativo, estendendo-se gradualmente às versões anteriores do SO.

Numa nota já não relacionada, a empresa tem trazido mais novidades e opções de edição e criação de memórias para o seu serviço. Agora, quererá tornar o mesmo mais intuitivo e fácil de compreender para e por qualquer tipo de utilizador.

Also starting to roll out today, you can enjoy a new collage editor. Pick your photos, select your design, and easily rearrange the layout with simple drag-and-drop controls. pic.twitter.com/ieRzd6wZhl

— Google Photos (@googlephotos) 14 de setembro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.