Samsung Galaxy S23 mais barato que o Galaxy S22, mas com um senão

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A fabricante líder de mercado anunciará a nova gama de smartphones Samsung Galaxy S23 no próximo dia 1 de fevereiro. A gama será composta pelos modelos-base, o Galaxy S23, modelo Plus com o Galaxy S23+ (Plus), bem como o modelo de topo, o Samsung Galaxy S23 Ultra (dotado de S Pen).

Entretanto, como já é hábito neste segmento da eletrónica de consumo, temos várias fugas de informação com imagens dos produtos, caraterísticas técnicas, bem como informações sobre o preço de venda ao público. Naturalmente, este é um dos quesitos que mais importará ao consumidor enquanto fator decisor na hora da compra.

1 de fevereiro foi a data escolhida pela Samsung

Samsung Galaxy S23

Os rumores sugerem que a gigante sul-coreana visou diminuir os custos de produção dos novos Galaxy S23 na sua versão base. Fê-lo de igual modo nos modelos standard a chegar ao mercado nos últimos anos, sempre com o intuito de poder assim baixar o preço recomendado de venda ao público.

Posto isto, como terá a fabricante reduzido este ano o preço médio do seu smartphone de nova geração? Bom, conforme avança um dos leakers mais proeminentes do setor, a marca fê-lo ao sacrificar alguns componentes do telefone. Em particular, teremos um motor de vibração menos impactante que o da geração anterior.

Samsung Galaxy S23 será um dos flagships mais baratos de 2023

Galaxy S6: New design Galaxy S7: Improved design Galaxy S8: New design Galaxy S9: Improved design Galaxy S10: New design Galaxy S20: New design Galaxy S21: New design Galaxy S22: Improved design | S22 Ultra: New design Galaxy S23 series: Improved design pic.twitter.com/CW2dOFVy62

— Anthony (@TheGalox_) 13 de janeiro de 2023

Mais concretamente, ao optar por uma implementação mais simples deste motor de feedback háptico, a resposta vibratória do telefone, a marca pode assim baixar o preço final do smartphone.

Por outro lado e em simultâneo, o Galaxy S23 pode chegar com margens relativamente maiores, os bezels do ecrã mais pronunciados. Serão pequenos compromissos que, em troca, poderão tornar este smartphone mais competitivo no mercado.

This is the real Samsung Galaxy S23 Ultra rendering.Much better than those fake renderings.Perfect design! (It would be better if the chin were smaller.)thanks source:https://t.co/znksiG1HBpIf you can't wait, you can pre-order it here:https://t.co/KOb0p1uU0L pic.twitter.com/ALxvbsdPhk

— Ice universe (@UniverseIce) 13 de janeiro de 2023

Com efeito, tudo aponta para uma conjugação de vários pequenos sacrifícios para, na medida do possível, baixar o custo de produção e assim reduzir o preço final. Isto sempre com o menor impacto possível na qualidade do produto.

Por outras palavras, optar por alguns atalhos, e deixar algumas arestas por polir para conseguir manter o preço competitivo, ou até baixar o valor de referência.

Samsung Galaxy S23

Assim, por exemplo, também o ecrã pode ser alvo de uma revisão em baixa ao simplificar a sua construção, sem perdas na qualidade do display, mas possivelmente com uma moldura mais grossa.

Competitividade reforçada e design renovado para os novos smartphones Android

Galaxy S23 vs Galaxy S22,The thickness of the metal middle frame is increased a little, which is in line with the data expectation. Surprisingly, the hole of S23 seems to be a little small. pic.twitter.com/OYugdEkdvO

— Ice universe (@UniverseIce) 14 de janeiro de 2023

As caraterísticas técnicas do Samsung Galaxy S23 incluem o processador Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm. Terá também pelo menos quatro esquemas de cor, com base nas fugas e informação e uma estrutura metálica.

Teremos ainda um ecrã de 6,1 polegadas, AMOLED com resolução Full-HD+ e alta taxa de atualização até 120 Hz, além da bateria de 3 900 mAh de capacidade. Será, para todos os efeitos, um smartphone topo de gama e um forte candidato a smartphone do ano 2023.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.