Google Fotos disponibiliza para todos a sua melhor opção de privacidade

Carlos Oliveira
Comentar

Foi em maio passado que a Google anunciou o lançamento de uma Pasta Segura para o seu serviço Google Fotos. Esta, tal como o nome indica, é um local onde os utilizadores poderão armazenar as suas fotografias e vídeos longe de olhares alheios.

Esta funcionalidade foi disponibilizada, em primeiro lugar, aos utilizadores dos smartphones Pixel em junho. Agora a Google cumpre com a sua promessa e disponibiliza, a todos os utilizadores Android, a mesma funcionalidade de privacidade.

Google Fotos tem agora uma Pasta Privada para guardares fotos e vídeos

A Google prometera que, até ao final de 2021, libertaria a Pasta Segura dentro do Fotos para todos os utilizadores Android. A boa-nova que hoje trazemos comprova que a empresa americana cumpriu com a sua palavra e os utilizadores só têm a ganhar com isso.

Esta funcionalidade implementada no Google Fotos oferece ao utilizador um local onde este pode armazenar fotografias ou vídeos sem a preocupação de que outros obtenham esse conteúdo.Trata-se de uma pasta de armazenamento local com várias medidas de proteção.

Com efeito, todo o conteúdo que colocares nesta localização não será copiado para os servidores do Google Fotos. Um importante sublinhado para o facto de o armazenamento ser feito apenas localmente, portanto, tudo o que passares das pastas vulgares do Google Fotos para este local desaparecerá da cloud.

Uma vez dentro desta pasta serão impostas várias restrições, nomeadamente um bloqueio à sua partilha, tirar capturas de ecrã ou gravação do ecrã. Medidas restritivas que visam assegurar que apenas o utilizador terá acesso àquele conteúdo.

Para reverter estas limitações, basta remover qualquer fotografia ou vídeo da Pasta Segura e transferir para outra pasta. No entanto, frisamos que isso fará com que aquele conteúdo volte aos servidores da Google e mais propenso a ser intercetado por terceiros.

Como ativar a Paste Segura no teu smartphone Android

Para usufruir de todas as valências desta novidade, o utilizador deve abrir a sua aplicação do Google Fotos. Posteriormente, deve dirigir-se ao separador Biblioteca e selecionar a opção Gestão no topo do ecrã.

Chegado a esse menu, deve localizar a opção Paste Segura no menu Organizar a sua Fototeca. Aí, deverá escolher Configurar Pasta Segura e seguir todas as instruções que lhe forem apresentadas.

Esta novidade está a ser disponibilizada através de uma atualização do lado do servidor. Isso significa que, mesmo que tenhas a última versão da aplicação Google Fotos instalada, é possível que ainda não possas aderir à Pasta Segura.

O último cenário é aquele em que também me encontro, ou seja, ainda sem o acesso a esta valiosa funcionalidade do Google Fotos. Com efeito, teremos de aguardar mais alguns dias até que a novidade chegue a todos os utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi vai surpreender os utilizadores com estes smartphones Redmi
  • Qualcomm muda de nome de processador por falta de números
  • 33 apps premium temporariamente gratuitas para Android na Google Play
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.