Google Fi é um tarifário para telemóveis disponibilizado pela Google nos Estados Unidos e operado nas infraestruturas de outras operadoras. Recentemente, utilizadores começaram a relatar um erro bizarro: as mensagens enviadas continham textos em chinês, que não faziam parte do texto original.

As mensagens, quando traduzidas, não continham frases com sentido, eram apenas palavras e frases aleatórias. Na verdade, as mensagens pareciam ser conteúdo de sugestão do corretor automático. Por vezes, certas mensagens continham também emojis.
Google já resolveu o problema
De acordo com os testes feitos pela Verizon, operadora de telecomunicações americana, o problema estava a ser causado por um erro de codificação. Pelos vistos, o erro era exclusivo aos utilizadores da operadora, ou neste caso das infraestruturas, através do Google Fi.
Desde então, a Google alertou que enviou uma correção para esse erro. Salientamos que não se trata de uma atualização de sistema operativo pois este erro não está relacionado com o Android mas sim com a operadora de telecomunicações.

Alguns utilizadores começaram a temer que os seus equipamentos tivessem sofrido ataques de hackers. No entanto, através do Chat de suporte da Google, essas suspeitas foram negadas. A Google afirmou que já tinham conhecimento do problema e estavam a trabalhar para resolvê-lo, o que entretanto já aconteceu.
Seja como for, é um erro bastante bizarro. É provável que os media americanos tenham usado este acontecimento para alimentar suspeitas sobre espionagem oriunda da China, como tem acontecido com a Huawei e app TikTok.
Editores 4gnews recomendam: