Google facilita gestão das permissões de cada website no Chrome para Android

Rui Bacelar
Comentar

A norte-americana Google está a atualizar o seu browser Chrome para Android com mais controlos para as permissões concedidas aos websites que visitamos na Internet. De igual modo, para os utilizadores da versão desktop (para computadores) também há novas ações e controlos de privacidade a chegar ao navegador mais popular do mundo.

Tal como indica a própria tecnológica, o Chrome para Android receberá uma interface mais intuitiva onde será fácil tomar ações rápidas neste quesito. Assim, poderemos mudar rapidamente as permissões a que cada página da Internet tem acesso à medida que usamos o browser da Google.

Há novas opções de controlo no Google Chrome para Android

Google Chrome Android
Exemplificação do funcionamento dos novos controlos de privacidade. Crédito: Google

O anúncio foi feito pela Google, através do seu blog oficial, onde também nos deixa alguns exemplos desta função. Veja-se, acima, a animação (GIF) com a representação do funcionamento destas opções de controlo. As novidades chegam com a próxima atualização do navegador para Android, distribuída através da Google Play Store.

Estamos perante novos controlos de segurança para a navegação na Internet, com uma interface otimizada para o controlo rápido. Isto é, poderemos ativar ou desativar o acesso a dados como a localização, ou elementos como a reprodução de som, entre outros.

Para tirar partido destas opções o utilizador tem apenas que tocar no ícone do cadeado, na barra de endereços. Aí verá as opções de segurança ao seu dispor. Em seguida poderá agir consoante as suas necessidades e verificar mais informações de segurança.

A Google afirma ainda que, muito em breve, fará chegar uma nova função à sua app para Android que permitirá "esquecer um Website". Os contornos exatos desta função não são conhecidos, mas poderão funcionar de modo similar ao trunfo já disponível para iOS (iPhone).

Um sério reforço de segurança para os utilizadores do Google Chrome

Google Chrome web
A verificação de segurança disponível no Google Chrome para computadores.

Temos também novidades para os utilizadores do Google Chrome no computador (versão desktop). Tal como demonstra a animação acima, há novas ações focadas na privacidade. Por exemplo, o utilizador poderá fazer rapidamente uma verificação de segurança.

Este processo verifica a disponibilidade de atualizações para o Chrome, bem como uma verificação da integridade das passwords, entre outros aspetos. Aliás, é aconselhável fazer este tipo de escrutínio mensalmente, ou pelo menos trimestralmente.

De acordo com a Google, estas opções entregarão aos utilizadores um maior controlo sobre a sua segurança. Mais concretamente, formas fáceis de verificar o estado da sua conta e garantir que a mesma se encontra nas melhores condições de segurança.

Por fim, as novidades elencadas estão já a ser distribuídas pela Google. Portanto, verifiquem a disponibilidade de atualizações, tanto para a app Android, como para o browser para computadores Windows, Mac, Linux, etc.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.