Google estará a repensar o seu launcher para os novos Nexus

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Recordam-se dos rumores datados de já há alguns meses que davam conta de que a Google iria descartar a sua gaveta de aplicações no novo Android N? Pois bem, com a libertação das previews do novo Android N, essa possibilidade começou a ser descartada, pois todas elas têm incorporada a tal gaveta de aplicações.

Vê também: Samsung Galaxy Note 7 recebe unboxing antes da apresentação

Acontece que essa possibilidade ganha, a partir de hoje, uma nova força, depois de olharmos para uma nova versão do Google Launcher. As imagens agora divulgadas pelo Android Police, mostram-nos um launcher redesenhado e ainda mais limpo, que deverá ver a luz do dia aquando do lançamento dos novos Nexus.

Claro está que a primeira coisa que nos ressalta à vista é a ausência do habitual ícone da gaveta de aplicações do Android, mas isso não significa que a mesma tenha desaparecido de vez. Aliás, a forma de aceder a tal é que foi modificada, sendo então agora acessível através de um deslize de baixo para cima em qualquer parte do homescreen ou simplesmente carregar naquela seta logo acima dos favoritos, que por falar nisso passam agora a poder contar com cinco ícones.

Já dentro da gaveta de aplicações somos confrontados com algumas novidades, entre elas uma renovação da barra de pesquisas por aplicações e da scroll bar. Para fechares a gaveta de aplicações, bastará um deslize de cima para baixo ou então o habitual botão de retroceder.

Outra novidade impactante neste novo launcher é a remoção da barra de pesquisa da Google do ecrã principal, umas das maiores características do Android. Ao invés, teremos um widget de calendário estático no canto superior direito do ecrã e o "G" da Google do lado esquerdo, que quando pressionado dar-te-á acesso ao Google Search.

Acredita-se que esta modificações no ecrã principal esteja diretamente relacionada com um papel mais importante do Google Now On Tap e do Google Assistant nos novos Nexus.

Estas modificações, que a mim pessoalmente agradam-me bastante, estão a ser equacionadas como parte integrante dos novos equipamentos Nexus a serem apresentados mais lá para o outono. Concordo que esta possa ser uma boa rampa de lançamento para este novo launcher e caso o mesmo venha a agradar às massas, acredito que deva ser alargado a outros equipamentos Android.

Talvez queiras ver:

  • Samsung Galaxy Note 7 deixa-te escolher a resolução do ecrã em prol da sua autonomia
  • “Sabes o que é um computador?” Apple iPad Pro diz-te que devias pensar novas soluções
  • Podcast 4gnews 111 já online: Finais Q2 resultados, Note 7 o que esperar e mais
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.