Google é alvo de mais uma investigação sobre abuso de poder

Vitor Urbano

Depois do caso perdido face a acusações por parte da União Europeia que resultou numa multa de 4,34 mil milhões de euros, a Google está agora a ser alvo de mais uma investigação relacionada com o alegado abuso de poder. Desta vez, o processo foi iniciado pela Competition Commission of India (CCI).

Ainda que não tenha sido confirmado publicamente, fontes da Reuters confirmaram que a CCI já iniciou um investigação às práticas da Google na Índia. Esta investigação foi instigada através de várias queixas de fontes desconhecidas, que afirmam existir um claro abuso de poder por parte da empresa de Mountain View.

Google Investigação Índia

Considerando o desfecho do caso que ocorreu na Europa, tudo aponta para que o desenrolar desta nova investigação acabe com resultados muito semelhantes. Por isso, não seria de estranhar se a empresa se apressasse a tomar as mesmas medidas que na Europa.

Google deverá fazer tudo ao seu alcance para evitar nova multa multimilionária

Após receber uma multa que bateu todos os recordes da história, a empresa de Mountain View viu-se obrigada a colocar à disposição dos utilizadores alternativas ao seu motor de pesquisa e também browser. A imposição do Google Chrome e pesquisa Google aos utilizadores de smartphones Android foi a base fundamental de todo o caso.

De acordo com a Reuters, esta investigação deverá demorar pelo menos um ano a chegar à sua conclusão. Por isso, é possível que a Google utilize todos os recursos à sua disposição para equilibrar a sua posição na Índia, de forma a não ser alvo de uma nova multa multimilionária.

Google

Gautam Shahi, um advogado com base em Nova Deli, informou que a CCI tem autoridade para ordenar o pagamento de uma multa equivalente em até 10% do total de receitas durante os últimos três anos. Ainda que a Google nunca tenha revelado os seus dados financeiros para o mercado indiano, certamente que serão muitos milhões de euros. Afinal de contas, 99% dos smartphones do segundo maior mercado do mundo são smartphones Android.

Editores 4gnews recomendam:

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.