Google Docs, Slides e Sheets irão receber sistema de aprovação de documentos

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A Google está a testar um sistema de aprovação de documentos para os Google Docs, Slides e Sheets. Com esta funcionalidade, será possível submeter para revisão / aprovação de terceiros os nossos ficheiros.

Será uma funcionalidade bem interessante, sobretudo para o setor empresarial. Imagina que estás a criar uma apresentação para um novo cliente e queres saber a opinião do teu chefe. Com este sistema de aprovação de ficheiros, poderás obter essa aprovação sem sequer saíres do teu computador.

Sistema de aprovação de ficheiros ainda se encontra em fase beta

A Google ainda se encontra a testar este novo sistema. Ainda assim, caso queiras ser dos primeiros a experimentar as suas potencialidades, poderás submeter a tua candidatura.

Uma vez concedida essa autorização deves seguir os seguintes passos:

  1. Dirige-te ao teu Google Drive
  2. No documento a ser submetido para revisão, carrega com o botão do lado direito do rato
  3. Seleciona Aprovações

Uma vez realizados estes passos, o(s) revisor(es) será notificado para aprovar o ficheiro em causa. Esse irá receber uma notificação via email para realizar esse processo. Uma vez submetido para revisão, não poderás editar o ficheiro até que este seja aprovado ou rejeitado.

Todos os ficheiros que submeteres para revisão terão um prazo de validade. Conforme se aproxime a data limite para a sua revisão, os revisores serão notificados e alertados para proceder à sua avaliação.

De que forma serão aprovados os nossos documentos

Os documentos que queiramos submeter para aprovação podem ser revistos por uma ou mais pessoas. No caso de ser apenas um revisor, tudo ficará dependente do seu veredicto.

Nos casos em que existam mais do que um revisor, o documento só será aprovado caso todos o aprovem. Basta um dos revisores dar um parecer negativo ao documento para que este seja rejeitado. Para além disso, os revisores poderão deixar os seus comentários ao ficheiro em causa.

Quando chegará o sistema de revisão ao público?

Ainda não sabemos quando é que esta nova funcionalidade será disponibilizada para o público em geral. Para já, encontra-se em fase beta, mas quando for lançada globalmente iremos dar conta do sucedido.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.