Google disponibiliza primeira versão do Bard, a sua alternativa ao ChatGPT

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Google anunciou hoje a disponibilização pública da sua nova ferramenta de Inteligência Artificial generativa, o Bard. Esta, tal como já demos a conhecer anteriormente, é uma ferramenta com os mesmos princípios e objetivos do cada vez mais popular ChatGPT.

Após a sua revelação oficial no início de fevereiro, a gigante das pesquisas coloca agora o Bard ao dispor do público. Infelizmente, ainda nem todos poderão usufruir desta nova ferramenta dada a sua limitação ao mercado dos EUA e Reino Unido.

Os residentes nesses mercados com interesse em experimentar o Bard podem já juntar-se à lista de espera criada para o efeito. Uma estratégia semelhante ao que a Microsoft adotou para a sua nova versão do Bing melhorada com a tecnologia da OpenAI.

Google Bard será um complemento para a Pesquisa

A Google esclarece, no seu blog, que o Bard não virá para substituir a popular Pesquisa. Ao invés, a sua nova ferramenta de IA será complementar ao motor de busca para fomentar a produtividade dos seus utilizadores.

Google Bard

O Bard é uma ferramenta potenciada pela tecnologia LLM cujo objetivo é gerar respostas para necessidades específicas dos utilizadores. Ou seja, responder a questões, gerar ideias ou rascunhos, simplificar tópicos complexos e muito mais.

Conforme muitas das suas rivais, a Google alerta para o facto de o Bard não ser 100% correto. Há espaço para erros e os utilizadores devem sempre confirmar as informações fornecidas por esta ferramenta de IA.

Ciente dessa realidade, a Google implementou várias salvaguardas para suavizar potenciais erros. Uma delas é a possibilidade de visualizar várias versões de resposta à mesma questão com um simples clique.

Algo que atesta a complementaridade do Bard à Pesquisa é a presença de um botão "Google it" em todas as respostas fornecidas. Esse redirecionará os utilizadores para o motor de busca da empresa onde estes poderão aprofundar o tema e saber quais foram as fontes utilizadas.

Esta fase inicial de testes do Bard servirá para a Google recolher opiniões dos seus utilizadores. Esse feedback será fundamental para que a empresa possa melhorar e adicionar novas funcionalidades à sua nova ferramenta de IA.

Como já referido, o Bard está apenas disponível nos EUA e Reino Unido numa fase inicial. Em breve, a Google alargará a sua nova IA a mais mercados e idiomas.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.