Google Maps com novo recurso há muito tempo esperado

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Na conferência I/O de 2022, a Google anunciou o novo recurso Immersive View e agora, quase um ano depois, a funcionalidade está a ser finalmente integrada no Google Maps.

Mas a espera valeu a pena. Com esta nova funcionalidade, os utilizadores podem aceder a visualizações alternativas de certas áreas, com informações sobre o mau tempo e movimento de pessoas.

Finalmente o recurso Immersive View chega ao Google Maps

Imagem da aplicação Google Maps
O Google Maps ganhou o novo recurso Immersive View que permite ver os locais de outra maneira CréditoHenryPerks/Unsplash

Eis que, por fim, o Google Maps ganha o novo recurso Immersive View. A funcionalidade foi anunciada na habitual conferência I/O que decorreu em maio de 2022 e, quase um ano depois, chega à famosa aplicação.

Esta é uma nova forma de explorar locais no Google Maps que permite expandir as visualizações aéreas fotorrealistas dos locais e pontos de interesse mais populares de cada zona.

O recurso conjuga as vistas do local e respetivos pontos de interesse com sugestões de lugares a visitar e até algumas imagens do interior de alguns edifícios. Permite também aceder a visualizações alternativas dos locais e fornece informações como o mau (ou bom) tempo, movimento de pessoas e como é o local à noite.

A funcionalidade Immersive View está agora em fase de implementação na aplicação Google Maps e a própria empresa confirmou que estará disponível, em primeiro lugar, para cidades como Nova Iorque, São Francisco, Los Angeles e Tóquio.

De acordo com relatos divulgados, alguns utilizadores já conseguiram usufruir deste recurso nas cidades de Londres e Berlim.

As primeiras demonstrações da funcionalidade mostravam o tráfego e as condições meteorológicas dos locais ao vivo. Mas parece que alguns utilizadores não estão ainda a conseguir ver o tempo em muitos locais. Situação que será resolvida nas próximas semanas.

Como funciona o novo recurso Immersive View

Quanto ao funcionamento propriamente dito, o recurso Immersive View permite que os utilizadores vejam uma área, durante todas as horas do dia. Basta deslizar o dedo no ecrã para ir avançando nas horas e ver, por exemplo, se numa determinada localidade é habitual estar vento a uma dada hora.

Mas atenção ao consumo de dados. Alguns utilizadores têm dado conta que as suas experiência com este recurso consomem demasiados gigas em poucos minutos.

Saliente-se ainda que, de acordo com a Google, os utilizadores podem esperar ver ser adicionadas mais cidades, assim como mais funcionalidades a este novo recurso, no decorrer dos próximos meses.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt