OPPO Enco Free 3 são os novos auriculares Bluetooth TWS com um segredo

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Durante o evento de apresentação da nova gama de smartphones Find X6 Series ficamos também a conhecer a nova geração do tablet topo de gama, o OPPO Pad 2, bem como os novos OPPO Enco Free 3. Estes são os novos auriculares Bluetooth mais acessíveis da marca e trazem um novo "segredo".

Em causa está um novo gadget dedicado ao áudio, uma solução verdadeiramente sem-fios, portanto, True Wireless Earphones disponíveis em pelo menos dois acabamentos. A saber, teremos o branco, bem como o verde-claro, com brilho.

OPPO Enco Free 3 usam fibras de bambu no seu interior

Oppo Enco Free 3

O "segredo" destes Oppo Enco Free 3 é o uso de fibras de bambu na composição dos altifalantes ou drivers usados no seu interior. Além disso, contam também com a tecnologia proprietária de áudio espacial, similar à da Apple, mas desenvolvida pela OPPO.

Dito isto, o principal destaque dos earbuds é efetivamente o uso deste material orgânico na composição dos drivers que o alimentam e produzem o som. Tirando isto, são bastante similares aos demais produtos neste segmento de mercado, tanto em formato como em funções gerais.

De imediato, vemos o seu design muito familiar, com uma caixa oval e arredondada, de superfície brilhante, denotando a construção em acrílico. Recordamos, a propósito, que estes Oppo Enco Free 3 estarão disponíveis em branco e em verde-claro.

Áudio espacial desenvolvido pela marca nos OPPO Enco Free 3

Oppo Enco Free 3

As caraterísticas técnicas dos Oppo Enco Free 3 incluem os drivers de 12,4 mm feitos de fibra de bambu. Aliás, estes são os únicos auriculares Bluetooth do mundo a usar este novo material na sua conceção, reforçando também a vertente ecológica e sustentável.

Além disso, os Oppo Enco Free 3 suportam o padrão de comunicação Bluetooth 5.3, bem como os codecs de alta qualidade LDAC, LC3, AAC, além do padrão SBC. Ou seja, temos vários codecs suportados para a transmissão e reprodução de áudio.

Certificação Hi-Res Audio Wireless e ANC

OPPO Enco Free 3 4

Importa ainda frisar que os auriculares têm certificação Hi-Res Audio Wireless e proporcionam áudio espacial, inspirado pelo sistema da Apple, mas desenvolvido pela própria marca. Além disso, temos o cancelamento ativo do ruído até 49 dB.

Ou seja, além do áudio espacial, temos também ANC com redução do ruído ambiente em até 49 dB, bem como um modo de baixa latência de 47 ms que os tornam aptos para sessões de jogo. Por outras palavras, prometem áudio sem lag para gaming.

Mais ainda, os OPPO Enco Free 3 podem ligar-se a mais que um dispositivo em simultâneo e entregam certificação IP55 que os torna resistentes à água e salpicos.

Certificação IP55 e ligação Bluetooth 5.3 nos OPPO Enco Free 3

Por outro lado, a sua autonomia é de até 7 horas com uma carga. Já com recurso à caixa de carregamento a sua autonomia será estendida até às 30 horas de uso. Note-se, porém, que estes valores são alcançados com o ANC desligado.

Por fim, os OPPO Enco Free 3 têm um custo de 499 yuan na China, o equivalente a 75 dólares. As vendas começam a 3 de abril no seu país natal, de momento sem informações relativas à disponibilidade e preço na Europa.

Os esquemas de cores oficiais são os Bamboo Shadow Green ou Blue Frost White, ou seja, em verde-claro ou branco.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.