Google disponibiliza Bard para adolescentes (mas UE fica de fora por enquanto)

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 3 min.

O Google lançou o acesso à sua Inteligência Artificial (IA) Bard para adolescentes, mas com as devidas medidas de segurança. A novidade fica disponível para a maioria dos países a partir desta quinta-feira (16). No entanto, a União Europeia ficará de fora.

Ainda não é possível determinar se o Bard para adolescentes viola as normas de segurança digital da UE, portanto, não deve ser disponibilizado na região; ou se é uma questão de tempo e ajuste às regulamentações, semelhante à própria chegada do Bard.

Como o Bard para adolescentes deve funcionar

Bard teeens
Imagem: Divulgação / Google

A partir de hoje, o Bard está disponível em vários países para utilizadores a partir dos 13 anos. Por enquanto, a IA para menores de idade só pode ser utilizada em inglês, mas espera-se o lançamento de novos idiomas em breve.

O Google destacou que o "Bard para adolescentes" foi treinado para “reconhecer áreas inadequadas para utilizadores mais jovens” e conta com recursos de segurança que vão “evitar que conteúdos inseguros, como substâncias ilegais ou restritas por idade, apareçam em suas respostas”.

O Bard também vai usar a funcionalidade de verificação dupla de resposta, para "avaliar se há conteúdo na web para fundamentar a resposta". E a IA vai recomendar que o user faça o mesmo, com o objetivo de ajudar os jovens a "desenvolver a literacia informacional e habilidades de pensamento crítico".

Google pretende que o Bard atue como uma ferramenta de aprendizagem

Para assegurar uma "experiência de integração personalizada" para os adolescentes, o Bard disponibilizará links para o Guia de alfabetização de IA do Google e apresentará o vídeo acima. No entanto, os jovens utilizadores terão a oportunidade de aprender muito mais na plataforma de IA.

Para o Google, uma das utilizações mais interessantes do Bard é como uma ferramenta de aprendizagem. Além de conseguir explicar conceitos complexos de formato de conversação, a IA também é capaz de explicar passo a passo equações matemáticas e até mesmo criar gráficos e tabelas.

Todas essas funcionalidades são oferecidas com o cuidado de segurança. Sobre o assunto, a empresa revelou ter consultado "especialistas em segurança e desenvolvimento infantil para ajudar a moldar as políticas de conteúdo e uma experiência que prioriza a segurança."

O Bard para adolescentes irá chegar à União Europeia em algum momento?

Bard adolescentes UE
Imagem: Shutterstock / gguy

É difícil de prever. Em junho deste ano, três meses após o lançamento do Bard, a União Europeia decidiu bloquear sua chegada à Europa temporariamente, por questões de privacidade dos cidadãos europeus. No mês seguinte, entretanto, a IA do Google chegou aos países da UE, incluindo Portugal.

Hoje, 16 de novembro, será realizado o Tribunal Geral com sede no Luxemburgo, ocasião na qual a Comissão Europeia deve analisar os detalhes da aplicação das normas da Lei dos Mercados Digitais (DMA), anunciada em setembro.

A Apple e a ByteDance (empresa proprietária do TikTok) devem argumentar contra a designação de alguns de seus serviços como "gatekeepers", grandes plataformas digitais que exercem um papel controlador no acesso a serviços essenciais, e que precisariam se adequar às normas da DMA.

O Google, contudo, junto à Microsoft, anunciou que não vai contestar sua classificação como gatekeeper, disponibilizando-se a se adequar à DMA. Não sabemos ainda se a questão da IA e, mais especificamente, a chegada do Bard para adolescentes será discutida na ocasião.

Editores 4gnews recomendam:

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.