Amazon está a substituir o Android pelo seu SO em produtos de marca própria

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Na semana passada, surgiu o rumor de que a Amazon estaria a desenvolver o seu próprio sistema operativo para substituir o Android nos dispositivos Fire TV.

Esta semana a informação é confirmada. De forma bastante discreta, a Amazon integrou já o novo sistema operativo Veja num equipamento de marca própria.

Coluna inteligente Echo Show 5 de terceira geração é a primeira com Vega OS

imagem da coluna inteligente Echo Show 5 3ª geração
A Amazon Espanha não faz entregas em Portugal da coluna inteligente Echo Show 5 de 3ª geração Crédito@Amazon

O novo sistema operativo Vega chegou sem direito a pompa e circunstância e está já disponível na coluna inteligente Echo Show 5 de 3ª geração. O Vega OS apresenta uma interface bastante semelhante ao Fire OS, também da Amazon, mas com uma diferença significativa.

O novo sistema operativo Amazon não inclui suporte para aplicações Android, ao contrário do que acontece com o Fire OS.

A passagem para o novo Vega OS é um passo importante e estratégico para a Amazon, uma vez que permite à gigante de retalho fornecer uma melhor integração entre o hardware e o software nos seus produtos.

Tudo porque o Vega OS está baseado em Linux, o que dá à Amazon um maior controlo sobre os seus equipamentos. Recorde-se que o Fire OS está baseado em Android, mais especificamente foi desenvolvido durante o “período de reinado” do Android 9.

Mudança de sistema operativo terá implicações nas atualizações de software

Por outro lado, a introdução do novo Vega OS terá outras implicações não só para a Amazon como para os utilizadores. Para a gigante de retalho, haverá alterações positivas no que respeita às receitas de publicidade.

Já para os utilizadores, a disponibilização de atualizações pode ter um cronograma de lançamento melhor, visto que a Amazon não vai estar dependente das novas versões do sistema operativo Android.

Mas nem tudo são boas notícias. A chegada do novo sistema operativo Vega supõe um trabalho extra dos programadores que, a partir de agora, é que podem começar a desenvolver aplicações para o novo software da Amazon.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt