Google descontinua a aplicação do Android Auto para o teu smartphone

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Não é segredo para ninguém que a Google quer encerrar a aplicação do Android Auto para smartphones. Foi a meados de 2019 que a empresa americana começou a desligar o serviço que agora parece ter tido o seu fim definitivo.

Relatos de vários utilizadores que ainda utilizavam esta aplicação dão conta da inoperacionalidade da app Android Auto. Para todos os que não possuem um sistema de informação e entretenimento com Android Auto no seu carro, esta é uma má notícia.

Android Auto passa a ser exclusivo dos carros que o suportem

Quando os utilizadores que ainda utilizam a app do Android Auto a tentam abrir, esta redireciona-os para as definições deste sistema. Aí, são confrontados com uma mensagem a indicar que o Android Auto "está apenas disponível para carros".

Android Auto

Isto significa que apenas os veículos vendidos com este sistema integrado poderão oferecer as suas valências aos condutores. Caso o teu carro não o tenha, então chegou a hora de dizer adeus ao Android Auto e procurar alternativas.

Modo de condução da Assistente Google é a alternativa oficial

A descontinuação da app do Android Auto serve para fomentar a adoção do novo Modo de condução introduzido na Assistente Google. Esta é a alternativa oficial ao serviço que milhões de utilizadores utilizam nos seus smartphones.

Contudo, este Modo de condução da Assistente Google está longe de ser tão intuitivo como a app Android Auto. Desde logo pelo facto de o utilizador não poder despoletar este modo manualmente.

Em rigor, o Modo de condução da Assistente Google só entrará em ação, entre outras dependências, quando detetar que o carro estiver em movimento. Algo que só acontecerá quando o veículo atingir uma velocidade superior a cerca de 16 km/h.

Quando ativo, o modo de condução da Assistente Google oferece uma interface evocativa do serviço Android Auto. Com ícones maiores e de melhor interação, o condutor poderá aceder ao registo de chamadas, mensagens, multimédia e outros.

A ativação deste modo terá de ser feita através da aplicação Google Maps. Aí, deves ir a Definições, Definições de navegação, Definições do Assistente Google e ativar a opção Modo de condução.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.