Google dará mais informações sobre a origem dos anúncios que vês na sua Pesquisa

Carlos Oliveira
Comentar

A Pesquisa Google é uma das ferramentas da empresa mais utilizadas em todo o mundo. Este é o motor de busca de eleição para milhões de pessoas, onde certamente já te deparaste com vários anúncios.

Para que estas publicidades possam ser ainda mais transparentes, a Google irá adicionar mais informações sobre a sua origem. Em breve, poderás ficar a saber quem é o seu autor e o seu país de origem.

A opção aparecerá no mesmo menu de contexto onde já é possível encontrar a opção "Porquê este anúncio?". Ou seja, só tens de clicar na seta para abaixo ao lado do endereço web do anúncio para entrares estas informações.

Animated GIF - Find & Share on GIPHY
Via GIPHY

Google é cada vez mais rigorosa nas suas publicidades

Fornecer este tipo de informações aos utilizadores é uma mais-valia para todos. Este é o género de transparência que todos gostam de ter ao seu dispor para que não caiam em esquemas mal-intencionados.

A Google passará a exigir a todos os autores de anúncios a sua identificação. Estes dados terão de ser fornecidos à norte-americana para que ela os possa verificar e disponibilizar aos utilizadores.

Ainda que uma fonte mais duvidosa consiga passar no crivo da Google, terás a opção de bloquear qualquer anúncio que te pareça duvidoso. Essa possibilidade estará acessível no menu de informações do anunciante.

Informações detalhadas chegam no verão

Dada a quantidade de anúncios presentes na Pesquisa Google, é natural que a sua verificação demore tempo. Por isso é que esta funcionalidade apenas ficará disponível a partir do verão.

O primeiro mercado a ser contemplado com esta novidade serão os Estados Unidos. A Google frisa, ainda assim, que o resto do mundo também a receberá, mas que levará o seu tempo até que todos sejam contemplados.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.