Google cria pesquisa de voz offline 7x mais rápida que online

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Actualmente a Google tem um sistema de pesquisa por voz offline mas é muito limitado e suporta poucos comandos antes de pedir uma ligação à internet. Essas limitações resultam numa funcionalidade pouco viável e com várias falhas.

Uma alternativa ao sistema actual seria um sistema de reconhecimento de voz local já incluído no dispositivo, infelizmente tal sistema pode não ser o mais certeiro além de consumir memória e outros recursos.

Agora a boa notícia: utilizando várias técnicas, a Google criou um sistema de pesquisa por voz que pesa apenas 20.3 MB e que é 7 vezes mais rápido que um sistema ligado à internet. Segundo relatórios, este sistema foi testado num Nexus 5 e teve uma margem de erro de 13.5% no reconhecimento.

Para conseguir isto, a Google usou compressão de ficheiros e treinou o sistema com 3 milhões de amostras de voz (2,000 horas), sendo que cada amostra tinha ainda 20 versões distorcidas. Esperemos que este esforço se venha a reflectir em futuras actualizações pois embora a pesquisa de voz seja mais utilizada em países que falam inglês, há que melhorar a funcionalidade de forma a apelar a mais pessoas.

Talvez queiras ver:

  • Nintendo vai lançar a sua primeira app em Março
  • DEAL ALERT: Cube i9 e Cube i7, híbridos com Windows 10 perfeitos para trabalho
  • Partilha a tua conexão Wi-Fi com o teu Samsung Galaxy S7 ou Galaxy S7 Edge
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.