Google cria parceria com empresas de segurança para lutar contra apps maliciosas

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

App Defense Alliance ou Aliança de Defesa das Aplicações é o esforço mais recente da Google para manter a Play Store livre de aplicações maliciosas. Trata-se de uma parceria com as empresas de segurança eletrónica ESET, Lookout e Zimperium e o objetivo é bloquear as apps antes que cheguem à loja.

Apps com malware (software malicioso) são descobertas quase diariamente na Play Store. Visto que o Android está presente em 2.5 mil milhões de dispositivos, é o alvo mais desejado por criminosos e hackers. O método mais comum é incluir código nas apps que recolham dados ou que façam ações indesejadas em nome do utilizador.

Assim sendo, através desta parceria, as 3 empresas vão ajudar a Google a detectar apps maliciosas antes de chegar à Google Play Store. Ainda durante o mês passado, foram descobertas 172 apps com 335 milhões de downloads arrecadados entre elas.

Adware e esquemas de subscrição são as apps mais comuns

Dentro das aplicações maliciosas, as mais comuns são de publicidade e esquemas de subscrição, de acordo com a ESET. Adware consiste em software na app que mostra anúncios sem o consentimento do utilizador, por vezes invisíveis. As publicidades geram cliques e receitas que revertem para os sites dos criminosos.

Em segundo lugar temos os populares esquemas de subscrição. Estes podem simplesmente ser links dentro da app que o utilizador é "convencido" a clicar ou abertos sem autorização. Assim que abertos, os links fazem subscrições pagas a serviços em nome do uttilizador.

A arma atual da Google é o Play Protect, o sistema que analisa constantemente toda a Play Store à procura de apps maliciosas. Embora seja bastante eficaz, o sistema está longe de ser perfeito como é evidente.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.