Google começa a disponibilizar os seus widgets para o iOS 16

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Uma das principais novidades do iOS 16 é a possibilidade de adicionar widgets ao ecrã de bloqueio do iPhone. Esta novidade abre a porta para uma infinidade de atalhos diretamente neste painel e a Google não quer ficar de fora.

Para isso, a empresa já havia declarado a sua intenção de disponibilizar widgets para os seus serviços que fossem compatíveis com o ecrã de bloqueio do iOS 16. Algo que, tal como aponta a TechCrunch, já começou a concretizar-se.

Já podes ter widgets para serviços Google no ecrã de bloqueio do teu iPhone

Para já, os widgets da Google disponíveis para o iOS 16 incluem o Chrome, Drive, News e Gmail. Estes chegam ao teu equipamento através das respetivas aplicações, portanto confirma se tens todos os serviços da Google atualizados.

iOS 16

Estes atalhos poderão ser adicionados ao teu ecrã de bloqueio através de uma pressão longa no ecrã do iPhone. Em seguida, clica na barra de personalização e escolhe a área do ecrã na qual queres adicionar um novo widget.

No que concerne ao widget do Gmail, existem três opções à escolha dos utilizadores. A primeira é uma linha onde surgirá uma abreviação da data atual, seguida pelo número de mensagens não lidas na tua caixa de entrada.

Em seguida, terás um widget em formato retangular que ter oferecerá mais informação. Neste caso, poderás saber quantas mensagens novas tens nas categorias Principal, Promoções ou Social e assim discernir quais são as mais importantes.

Gmail

Por fim, temos o mais simples dos widgets disponíveis para o Gmail. Este terá um formato circular e mostrará apenas o número de mensagens não lidas na caixa de entrada do teu email.

Já no que concerne ao Google News, os utilizadores terão ao seu dispor um widget retangular. Nele será mostrado um pequeno resumo da notícia, mas um clique nesse retângulo leva-te para a sua aplicação onde poderás ler toda a notícia.

News

Para o Google Drive teremos um widget em formato retangular para acesso rápido a ficheiros sugeridos. Existirão ainda dois widgets circulares para procurar ficheiros ou aceder aos catalogados com uma estrela.

Por fim, temos o Google Chrome com uma panóplia de widgets ao dispor dos utilizadores. Estes oferecerão atalhos como acesso direto à pesquisa, modo incógnito, pesquisa por voz e até ao jogo do dinossauro.

Após a disponibilização destes widgets, ficamos a aguardar a disponibilização dos respetivos atalhos para a Pesquisa e Mapas. Algo que certamente deverá chegar a todos os utilizadores nos próximos dias.

Algo que suscita alguma estranheza é a ausência de notícias sobre o lançamento de um widget para o Calendário. Este seria certamente um dos mais populares entre os utilizadores e esperamos que a Google o disponibilize brevemente.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.