Google coloca ponto final a estas apps Android a partir de 11 de maio

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A tecnológica norte-americana introduzirá uma nova política para a plataforma Google Play Store que anulará, efetivamente, a utilidade de aplicações Android de terceiros que permitam gravar as chamadas recebidas e / ou efetuadas pelo utilizador.

As alterações entrarão em vigor a partir do dia 11 de maio e tornarão as apps de gravação de chamadas para Android obsoletas a partir do próximo mês. Todavia, estas alterações não afetarão as apps nativas de diversas fabricantes para o mesmo propósito.

Fim da linha para as apps Android de gravação de chamadas na Play Store

Há uma nova política do programa para programadores com entrada em vigor agendada para o dia 11 de maio que porá fim a este tipo de aplicações para Android. As alterações tornarão obsoletas e inúteis as aplicações que permitiam gravar chamadas no Android.

A notícia foi avançada na plataforma Reddit pelo utilizador NLL Apps dando conta das alterações ao uso da API de Acessibilidade pelos programadores. Segundo a própria Google, a "API de Acessibilidade não foi concebida nem pode ser requisitada para gravação remota de uma chamada de voz".

A Google clarificou esta temática durante um recente webinar para programadores, visto em seguida.

Importa notar que a Google tem, gradualmente, mas irreversivelmente, retirado as API's que permitem gravar chamadas em diversas versões do sistema operativo Android. Fá-lo sob a égide da privacidade e segurança do utilizador, mas também porque estas gravações estão localmente reguladas por legislação diversa consoante o país / ordem legal vigente de cada nação.

Gravações de chamadas em Android serão uma visão do passado

Tome-se, por exemplo, o bloqueio de todas as aplicações de gravação de chamadas efetuada já no Android 10. No entanto, os programadores acabariam por recorrer ao uso da API de Acessibilidade para tentar, e conseguir até então, contornar esta restrição.

A partir do próximo dia 11 de maio, contudo, deixará de ser possível lançar mão deste atalho para evitar os bloqueios impostos pela tecnológica norte-americana.

Importa frisar, contudo, que aplicações nativas de diversas fabricantes como o Mi Dialer da Xiaomi, presente na MIUI, não serão afetadas. O mesmo se aplica à possibilidade de gravação de chamadas nativa nos smartphones Google Pixel.

Em suma, as apps pré-instaladas podem obter todas as permissões que o utilizador desejar / conceder. O mesmo não se aplica às apps de terceiros, disponíveis através da Play Store, por exemplo.

Resta saber, por fim, o que acontecerá aos programadores e respetivas aplicações que não apliquem as mudanças até à data estipulada pela Google.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy S9 despede-se com uma última surpresa para os utilizadores
  • Xiaomi revela oficialmente os primeiros segredos do POCO F4 GT
  • Xiaomi Civi 1S é o novo smartphone Android que vais querer comprar
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.