Google coloca ponto final a estas apps Android a partir de 11 de maio

Rui Bacelar
Comentar

A tecnológica norte-americana introduzirá uma nova política para a plataforma Google Play Store que anulará, efetivamente, a utilidade de aplicações Android de terceiros que permitam gravar as chamadas recebidas e / ou efetuadas pelo utilizador.

As alterações entrarão em vigor a partir do dia 11 de maio e tornarão as apps de gravação de chamadas para Android obsoletas a partir do próximo mês. Todavia, estas alterações não afetarão as apps nativas de diversas fabricantes para o mesmo propósito.

Fim da linha para as apps Android de gravação de chamadas na Play Store

Google Play Store apps

Há uma nova política do programa para programadores com entrada em vigor agendada para o dia 11 de maio que porá fim a este tipo de aplicações para Android. As alterações tornarão obsoletas e inúteis as aplicações que permitiam gravar chamadas no Android.

A notícia foi avançada na plataforma Reddit pelo utilizador NLL Apps dando conta das alterações ao uso da API de Acessibilidade pelos programadores. Segundo a própria Google, a "API de Acessibilidade não foi concebida nem pode ser requisitada para gravação remota de uma chamada de voz".

A Google clarificou esta temática durante um recente webinar para programadores, visto em seguida.

Importa notar que a Google tem, gradualmente, mas irreversivelmente, retirado as API's que permitem gravar chamadas em diversas versões do sistema operativo Android. Fá-lo sob a égide da privacidade e segurança do utilizador, mas também porque estas gravações estão localmente reguladas por legislação diversa consoante o país / ordem legal vigente de cada nação.

Gravações de chamadas em Android serão uma visão do passado

Tome-se, por exemplo, o bloqueio de todas as aplicações de gravação de chamadas efetuada já no Android 10. No entanto, os programadores acabariam por recorrer ao uso da API de Acessibilidade para tentar, e conseguir até então, contornar esta restrição.

A partir do próximo dia 11 de maio, contudo, deixará de ser possível lançar mão deste atalho para evitar os bloqueios impostos pela tecnológica norte-americana.

Importa frisar, contudo, que aplicações nativas de diversas fabricantes como o Mi Dialer da Xiaomi, presente na MIUI, não serão afetadas. O mesmo se aplica à possibilidade de gravação de chamadas nativa nos smartphones Google Pixel.

Em suma, as apps pré-instaladas podem obter todas as permissões que o utilizador desejar / conceder. O mesmo não se aplica às apps de terceiros, disponíveis através da Play Store, por exemplo.

Resta saber, por fim, o que acontecerá aos programadores e respetivas aplicações que não apliquem as mudanças até à data estipulada pela Google.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com