Google Chrome vai-te deixar partilhar as Passwords com a Família

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O Google Chrome é o navegador mais popular do mundo, tendo por isso um papel crucial na estratégia da tecnológica norte-americana na atração de novos utilizadores para o seu ecossistema. Por isso, é apenas normal que este browser receba periodicamente novas funções e boas novidades para o utilizador e respetiva família.

Em particular, damos agora conta de uma novidade ainda em desenvolvimento e que chegará para reforçar um dos novos recursos já disponíveis no Chrome, o seu porta-chaves e Gestor de Palavras-Passe. Na prática, será possível partilhar este mesmo "chaveiro digital" com elementos da família (de confiança).

Poderão partilhar as Passwords de forma fácil com a família

It is now clear how the password sharing feature will work in Chrome, initially it will be possible to share passwords only with members of a "Google family group", if you don't know what family groups are, here they explain it 👇https://t.co/cWlnhrq8Eehttps://t.co/LgCxUOixhB

— Leopeva64 (@Leopeva64) 30 de agosto de 2023

Agora que o gestor de palavras-passe nativo do Chrome já está disponível globalmente para qualquer interessado, temos outro recurso a integrar esta nova função. Muito em breve, tal como apontam algumas fontes através da rede social Twitter / X, teremos uma nova opção de partilha deste centro de credenciais.

Ainda que esta não seja uma informação oficial, certo é que já há alguns meses que temos visto algumas linhas de código a apontar nesse sentido. Agora, temos finalmente um testemunho mais sólido de um perito na matéria, revelando a possibilidade encontrada efetivamente no código da versão de teste (beta) do Chrome.

Recurso aumentará a versatilidade do Google Chrome

The new Password Manager will also work as a PWA; In a recent commit, Chromium developers enabled the 'Create shortcut' entry (in the three-dot menu) on the Password Manager page:https://t.co/1sbS5FuKIVhttps://t.co/waF4RHBIcz pic.twitter.com/rYqSVtO9No

— Leopeva64 (@Leopeva64) 21 de setembro de 2022

Sucintamente, esta capacidade de partilhar as palavras-passe será atribuída aos utilizadores do Chrome que queiram dar a conhecer estas credenciais à sua família. Assim, de forma sucinta, a Google dará aos elementos que estiverem associados e tiverem aprovação do utilizador, o acesso a este "chaveiro" com as nossas credenciais online.

Para já, contudo, a nova funcionalidade não está ainda plenamente funcional. Por outras palavras, continua em fase de testes, com algumas compilações já observáveis na versão Beta. Há ainda muito trabalho a ser feito, mas já vemos o seu impacto nas versões Canary do Chrome com o novo botão de partilha.

Botão de Partilha das passwords com a Família no Chrome

After clicking the "Share" button, a dialog will show you the members of your family group and you will be able to share the password with any of those members, unfortunately this still doesn't work: pic.twitter.com/QBLqlaKDU1

— Leopeva64 (@Leopeva64) 30 de agosto de 2023

Podemos também observar a presença deste botão de partilha, já a funcionar na versão Canary do Chrome. No entanto, vemos também que ao tentar partilhar as palavras-passe com alguém que não está identificado como membro da família (conta Google), aparece uma mensagem de erro em forma de aviso.

Face ao exposto, aguardamos agora que a Google dê continuidade ao desenvolvimento desta nova função, seguindo-se a sua disponibilização para testes muito em breve. Em seguida, aí sim, poderá o recurso chegar aos utilizadores com uma das próximas distribuições gerais do navegador Google Chrome.

Em suma, ficará muito mais fácil ter acesso às palavras-passe das contas dos familiares, caso queiramos partilhar estas mesmas credenciais. Em todo o caso, é um recurso que pode realmente ter um impacto positivo na nossa produtividade online.

As per X user Leopeva64, the feature can now be found in Chrome Canary, Google’s cutting-edge browser version. Stay ahead with the latest in web browsing technology! 🚀 #ChromeCanary #WebBrowsing #texttospeech pic.twitter.com/mM5uFAPu4h

— Shailesh Gajula (@shailesh_gajula) 26 de agosto de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.