Google Chrome tem uma excelente novidade na Chrome Web Store

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O navegador mais popular do mundo tem novos ícones e sinalética na sua loja de extensões e aplicações, a Chrome Web Store, com o intuito de ajudar o utilizador a encontrar exatamente o que procura. Os exemplos são claros e melhoram substancialmente a experiência de utilização desta loja de conteúdos para o Google Chrome.

Disponíveis com a última atualização do browser Google Chrome, (versão 100.0.4896.127), temos uma nova forma de encontrar apenas o melhor conteúdo como extensões para o navegador. As alterações já estarão disponíveis para a maioria dos utilizadores, assim que abrirem a Chrome Web Store, nas versões para computadores (Windows e Mac).

Há boas novidades na loja Google Chrome Web Store

Google Chrome Web Store

A Google tem melhorado consideravelmente a sua Web Store no sentido de manter os utilizadores satisfeitos com o seu navegador ao proporcionar novas formas de encontrar as extensões de que necessitamos.

Nesse sentido, a partir de agora temos novos badges ou identificadores aparecendo em determinadas extensões. Temos os "Em Destaque", bem como o "Programador Estabelecido", evidenciando a qualidade do conteúdo a que estão associadas.

Em particular o novo "badge" ou crachá de "Em Destaque / Featured" reflete "as melhores condutas técnicas" recomendadas pela Google para proporcionar a melhor experiência de utilização. É, portanto, um atestado de qualidade na loja Web Store.

Em Destaque e Programador Estabelecido são os novos crachás para a Web Store

Google Chrome Web Store

O utilizador poderá clicar nestes novos crachás para obter mais informações sobre a forma como são atribuídos, bem como os critérios exigidos aos programadores para os poderem receber. Em simultâneo, para o utilizador será um lembrete visual de que determinada extensão cumpre os requisitos de excelência definidos pela Google.

To help you find great extensions, we’re placing Featured and Established Publisher badges next to those that meet certain criteria.Learn more about the two types of badges, now live on the Chrome Web Store: https://t.co/2YflvUU6se pic.twitter.com/rMlAO48euj

— Chrome (@googlechrome) 20 de abril de 2022

O exemplo visível no tweet acima indica que aquela extensão atinge os ditames de qualidade de design e experiência de utilização, englobando-se aqui os requisitos de privacidade e boas práticas técnicas. Com efeito, as extensões com estes crachás de qualidade terão também imagens de alta qualidade, bem como as respetivas descrições.

Atestado visual de qualidade na loja de extensões do Google Chrome

Google Chrome

Em suma, os crachás de Programador Estabelecido serão apresentados nas extensões provenientes de programadores cujo histórico foi analisado e aprovado pela Google. Terão, assim, um percurso de qualidade comprovada pela própria tecnológica.

Por outro lado, os crachás de "Em Destaque" poderão ser usados para promover determinado conteúdo de acordo com os critérios definidos pelos peritos da Google. Aliás, a empresa destaca que as seleções serão efetuadas pelo próprio pessoal da Google.

Por fim, estas novidades para a Web Store já estarão disponíveis para os utilizadores com a mais recente versão do browser.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.