Google Chrome tem extensão que permite reportar sites potencialmente maliciosos

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A segurança dos utilizadores é uma das principais preocupações da Google. Nesse sentido, chega uma nova extensão ao Chrome que permite aos utilizadores reportar sites que aparentem ser maliciosos.

Denominada de Suspicious Site Reporter, esta representa o mais recente método encontrado pela Google para receber feedback dos seus utilizadores. Sempre que um site te parecer duvidoso, poderás sinalizá-lo com esta simples ferramenta.

Esta extensão dá a conhecer e reporta sites potencialmente suspeitos

Esta é talvez uma da formas mais simples existentes para reportar, à Google, sites potencialmente duvidosos. No caso de te deparares com um cenário desses, basta clicares no ícone presente no topo do teu browser para enviares um relatório à empresa norte-americana.

Nesse relatório serão enviados dados como o endereço do site, o teu endereço de IP, uma captura de ecrã e o conteúdo HTML do site em questão. Esses dados serão posteriormente avaliados pela Google que, mediante a suas conclusões, poderá ou não adicionar esse site à sua base de dados de sites maliciosos.

Mas esta extensão também funciona no sentido inverso. Ou seja, também é capaz de te alertar para sites que possam ser maliciosos.

Sempre que entres num endereço desses, a bandeirinha no topo direito do teu browser irá apresentar-se laranja. Com um simples clique nele, ficarás a saber porque razões a Google não considera esse site totalmente seguro.

Como instalar a Suspicious Site Reporter no teu Chrome

Para procederes à instalação da extensão Suspicious Site Reporter deves seguir os seguintes passos:

  1. Dirige-te à página da Suspicious Site Reporter na Chrome Web Store
  2. Carrega em instalar
  3. Carrega em Adicionar extensão

Realizados estes três simples passos terás ao teu dispor uma nova ferramenta de segurança para a tua navegação pela internet.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.