Google Chrome para iOS já permite bloquear separadores com o Face ID ou Touch ID

Rui Bacelar
Comentar

A mais recente versão do browser Google Chrome para iOS (iPhone) está atualmente em distribuição através da App Store. De igual modo, também há uma nova versão a chegar aos utilizadores Android - através da Play Store - bem como para a versão desktop.

É, contudo, para a versão iOS que as melhorias são mais significativas. Os utilizadores de iPhone podem agora tirar uma captura de ecrã completa, a toda a página Web, além de terem as novas funções de segurança e privacidade para o modo Incógnito.

Google Chrome 92 para iOS traz vários reforços de segurança no iPhone

O utilizador pode agora bloquear separadores abertos no modo Incógnito do Google Chrome com o Face ID ou o Touch ID. Desse modo, o acesso aos mesmos fica condicionado pelos mecanismos de autenticação disponíveis atualmente para os iPhone.

Google Chrome iPhone

Tal como podemos ver pelas capturas de ecrã acima, ao fechar o Chrome os separadores ficarão protegidos pelos sistemas de autenticação. Seja o código de acesso ao iPhone, ou através de ambos os meios referidos acima - Face ID e/ou Touch ID.

Portanto, se tens um iPhone e já recebeste a nova versão do Chrome para iOS, podes deixar um separador aberto no modo incógnito, sair da aplicação e voltar ao mesmo após a autenticação. Estas novas opções garantem que apenas o utilizador poderá ter acesso a estes separadores, sendo um novo reforço da segurança e privacidade.

Para ativar os novos controlos de privacidade o utilizador tem que aceder às Definições - Privacidade - Bloquear separadores no modo Incógnito.

Também podemos fazer capturas de ecrã completas no iPhone

A segunda das novidades é a possibilidade de tirar um screenshot completo. É algo útil para guardar um registo completo de uma página Web, passando a estar agora presente por predefinição também no Google Chrome.

Até ao momento esta opção só estava disponível no browser nativo da Apple, o seu Safari para iPhone, mas não no Chrome. Agora, a Google decidiu trazer esta opção para que o seu produto não ficasse atrás da alternativa da Apple.

O seu funcionamento é igual no Safari e no Chrome. O utilizador tira um screenshot e, em seguida, ao tocar para ver a imagem terá uma nova opção "ver captura completa" onde pode fazer isso mesmo, além de personalizar a imagem criada ou partilhá-la.

Estas novidades foram detetadas previamente na versão beta para Android há exatamente um mês, tal como demos a conhecer na 4gnews. Agora, tal como aponta o portal XDA Developers, as novidades chegam gradualmente aos utilizadores na versão estável.

As novidades do Google Chrome já se encontram disponíveis com a sua mais recente versão. Caso ainda não a tenham recebido, podem descarregar o browser novamente, ou atualizar a app, através da App Store.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.