Google Chrome para iOS já permite bloquear separadores com o Face ID ou Touch ID

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A mais recente versão do browser Google Chrome para iOS (iPhone) está atualmente em distribuição através da App Store. De igual modo, também há uma nova versão a chegar aos utilizadores Android - através da Play Store - bem como para a versão desktop.

É, contudo, para a versão iOS que as melhorias são mais significativas. Os utilizadores de iPhone podem agora tirar uma captura de ecrã completa, a toda a página Web, além de terem as novas funções de segurança e privacidade para o modo Incógnito.

Google Chrome 92 para iOS traz vários reforços de segurança no iPhone

O utilizador pode agora bloquear separadores abertos no modo Incógnito do Google Chrome com o Face ID ou o Touch ID. Desse modo, o acesso aos mesmos fica condicionado pelos mecanismos de autenticação disponíveis atualmente para os iPhone.

Tal como podemos ver pelas capturas de ecrã acima, ao fechar o Chrome os separadores ficarão protegidos pelos sistemas de autenticação. Seja o código de acesso ao iPhone, ou através de ambos os meios referidos acima - Face ID e/ou Touch ID.

Portanto, se tens um iPhone e já recebeste a nova versão do Chrome para iOS, podes deixar um separador aberto no modo incógnito, sair da aplicação e voltar ao mesmo após a autenticação. Estas novas opções garantem que apenas o utilizador poderá ter acesso a estes separadores, sendo um novo reforço da segurança e privacidade.

Para ativar os novos controlos de privacidade o utilizador tem que aceder às Definições - Privacidade - Bloquear separadores no modo Incógnito.

Também podemos fazer capturas de ecrã completas no iPhone

A segunda das novidades é a possibilidade de tirar um screenshot completo. É algo útil para guardar um registo completo de uma página Web, passando a estar agora presente por predefinição também no Google Chrome.

Até ao momento esta opção só estava disponível no browser nativo da Apple, o seu Safari para iPhone, mas não no Chrome. Agora, a Google decidiu trazer esta opção para que o seu produto não ficasse atrás da alternativa da Apple.

O seu funcionamento é igual no Safari e no Chrome. O utilizador tira um screenshot e, em seguida, ao tocar para ver a imagem terá uma nova opção "ver captura completa" onde pode fazer isso mesmo, além de personalizar a imagem criada ou partilhá-la.

Estas novidades foram detetadas previamente na versão beta para Android há exatamente um mês, XDA Developers, as novidades chegam gradualmente aos utilizadores na versão estável.

As novidades do Google Chrome já se encontram disponíveis com a sua mais recente versão. Caso ainda não a tenham recebido, podem descarregar o browser novamente, ou atualizar a app, através da App Store.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy Buds 2: todas as cores e detalhes dos novos auriculares Bluetooth TWS
  • Xiaomi Mi 10T Lite: poupa mais de 60 € na compra deste bom smartphone
  • Realme copia Apple! Este é o design do MagDart inspirado no MagSafe
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.