Google Chrome começa a testar o 'Dark Mode', mas não surpreende...

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Tudo indica que este ano iremos ver a chegada em força do popular 'Dark Mode'. Depois da Google ter apostado forte na atualização das suas aplicações para Android, vai também introduzir o modo noturno como opção nativa do novo Android Q.

Além disso, cada vez mais vemos serviços Web oferecerem esta opção, que torna toda a interface dos seus sites mais escura. Agora, surgiu a primeira imagem da suposta versão de testes do 'Dark Mode' para o navegador Google Chrome, e os resultados parecem não surpreender ninguém.

A imagem foi publicada na plataforma Reddit, apresentando uma nova aba aberta no Google Chrome, onde toda a palete de cores apresenta uma tonalidade escura. No entanto, parece demasiado óbvio que ainda há muito trabalho pela frente, até que seja alcançada uma versão final.

'Dark Mode' para o Google Chrome já está em fase de testes, mas ainda não surpreende!

Na imagem, podemos salientar vários detalhes que certamente iriam deixar os utilizadores muito pouco satisfeitos. Em primeiro lugar, o texto nos sites sugeridos (ou favoritos) continua a apresentar-se com uma tonalidade escura, sendo quase impossível de ler os nomes. Em segundo lugar, todo o novo 'tema' apresenta-se praticamente como uma cópia do 'Modo Incógnito'.

Com a chegada do Dark Mode, o que irá acontecer ao modo incógnito? Será que irá manter-se igual e passamos a ter dois modos com um visual idêntico, ou a Google irá tornar o modo incógnito 'mais branco'?

Outra prova de que esta nova implementação está ainda numa fase inicial de desenvolvimento é também uma imagem que mostra o tema presente nos menus. Nesta secção do browser, o texto continua a apresentar-se com a cor preta, tornando-se quase impossível de ler as opções.

Será este novo modo realmente eficaz para os browsers?

Já referi no passado que sou um verdadeiro fã do 'Dark Mode', especialmente quando significa não sofrer com ataques de luz aos meus olhos. No entanto, a sua implementação em browsers parece-me ser um 'tanto ou quanto' inútil...

Pelo menos a curto prazo. Uma vez que, o navegador até pode apresentar uma interface totalmente escura. Mas as páginas que visitamos continuam a apresentar um fundo branco, que acaba por ganhar ainda mais destaque.

Por isso, até que esta tendência se estenda também à vasta maioria dos websites. Não vejo uma grande utilidade prática na chegada do 'Dark Mode' ao Google Chrome. Ainda assim, encontra-se apenas numa fase de testes inicial. Podendo demorar entre semanas até meses, para que fique disponível a todos os utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

Google Chrome: Extensão vai permitir o modo PiP

Google Chromecast 3: Um gadget essencial mas pouco melhorado

Google Chrome torna-se mais seguro com esta nova função

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.