Google Chrome receberá funcionalidade que aumentará a tua segurança

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

O Google Chrome é o browser mais utilizado em todo o mundo, seja em que plataforma for. Desse modo, é natural que o mesmo seja veículo para muitas das ameaças conhecidas à tua segurança e a tecnológica norte-americana está ciente disso.

Para colmatar uma dessas ameaças, o Google Chrome passará a bloquear downloads que sejam iniciados sem o teu consentimento. Assim sendo, previne-se o descarregar de eventuais ficheiros que possam colocar em causa a segurança do teu equipamento.

Este tem sido um flagelo principalmente para os utilizadores menos entendidos na matéria. Quem nunca se deparou com um site que dá início ao download de um qualquer ficheiro sem sequer notificar o utilizador.

Google Chrome quer pôr fim aos downloads iniciados sem permissão

Em regra, este comportamento é despoletado por intermédio de códigos em JavaScript. Com efeito, estes correm em segundo plano em muitos dos websites que visitas e nem sequer dás conta da sua existência.

Este flagelo tem sido combatido pela comunidade já desde 2013. No entanto, uma solução viável para o problema ainda não havia surgido, até agora. De acordo com a publicação BleepingComputer, a Google já terá encontrado uma solução viável para o problema.

Importa, ainda assim, notar que o bloqueio efetuado pelo Google Chrome não será discriminado, Ou seja, o browser terá de identificar um conjunto de condições para que seja despoletado o bloqueio deste tipo de downloads.

Desse modo, a Google está a olhar para a segurança dos seus utilizadores. Ao implementar esta funcionalidade no Chrome, a empresa norte-americana está igualmente a prevenir a entrada de eventuais malwares e outro tipo de ficheiros mal-intencionados nos nossos equipamentos.

Segundo aquilo que foi informado, esta funcionalidade estará disponível em todas as plataformas com excepção do iOS.

Editores 4gnews recomendam:

Google Duo poderá ter em breve uma versão para a web

Google Play Store: 15 jogos Grátis para jogares offline no teu telemóvel!

Vodafone suspende o uso de qualquer tipo de equipamento da Huawei

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.