Já disponível! Google Chrome 109: vê todas as novidades do browser

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Há uma nova versão do navegador Google Chrome (109) pronta para ser instalada no teu computador. Tudo o que tens a fazer é aceder ao menu das Definições do Chrome, sinalizado pelos 3 pontos verticalmente alinhados no canto superior direito do teu ecrã e, em seguida, aceder às Definições.

Aí verás a opção, no final "Acerca do Chrome", na qual bastará clicar e, logo em seguida, "Verificar atualizações". O Chrome instalará a nova versão logo que esta esteja disponível (confirmo que já está pronta a instalar deste lado), bastando por fim reiniciar o navegador.

Google Chrome é o browser mais popular do mundo em 2023

Google Chrome 109

As novidades contemplam vários aspetos do navegador, começando a sua distribuição ontem, segunda-feira (10). Atualmente já podem dar aval à instalação da nova versão, o Google Chrome 109 com diversas melhorias de design e produtividade.

Em primeiro lugar, a nova versão do Chrome está disponível para todas as plataformas em que o Chrome está presente. Ou seja, desde o sistema operativo Android, iOS (iPhone), ChromeOS, Linux, macOS e claro, para Windows (PC).

Em particular, temos mais segurança para as compras online, a introdução de mais elementos com a filosofia de design Material You, além de outras novidades para o navegador mais usado em todo o mundo. Senão, vejamos o que realmente muda.

Segurança, design Material You e produtividade no Chrome 109

Antes de mais, esta foi a versão escolhida pela Google para deixar de suportar as versões icónicas do sistema operativo da Microsoft, o Windows 7 e Windows 8. Aliás, até o Windows 8.1, versão relativamente mais recente, deixa de ter suporte para o Google Chrome.

Desse modo, todos os utilizadores das plataformas supracitadas, têm que atualizar o seu sistema operativo Windows, ou deixarão de poder usar a versão mais recente deste popular browser gratuito.

Versando agora sobre as novidades, o Chrome 109 introduz o suporte para os Temas Dinâmicos, tal e qual os conhecemos do Android 12 e Android 13. Esta opção fica agora disponível para os nossos computadores, prometendo dar mais cor e personalização para o nosso dispositivo assim que atualizarmos o Chrome.

Temas Dinâmicos ficam agora disponíveis no Google Chrome 109

Google Chrome 109

Na prática, o navegador vai "estudar" o papel de parede (wallpaper) aplicado no teu computador e detetar os tons e tonalidades dominantes, ou seja, as cores principais.

Em seguida, com base nessa aferição, alterará o esquema de cores do browser. Isto para acompanhar, de modo elegante e bem pensado, as cores dominantes no teu fundo de ecrã no PC Windows, Mac, etc.

Porém, importa frisar que, caso queiram tirar partido desta opção, de momento experimental, terão que ativar a respetiva Flag do Chrome que poderão encontrar com o seguinte termo de pesquisa "chrome://flags/#customize-chrome-color-extraction.". Para ver como o fazer, podem seguir o nosso guia das Flags.

Novo método de pagamento estreia no Chrome 109

O Google Chrome 109 estreia também um novo método de pagamento seguro na sua versão para Android. Algo que, aliás, a Google tem divulgado há várias semanas, explicando a sua intenção de criar um padrão de pagamento seguro.

Stay safe online by turning on Enhanced Protection mode in #Chrome. Learn how advanced security features, such as real-time URL checks and file checks before downloads, give you stronger and more customized protection: https://t.co/BeVHN5KKzm

— Chrome (@googlechrome) 9 de janeiro de 2023

Os consumidores podem assim autenticar-se de modo mais simples e seguro junto das entidades bancária e responsáveis pelos cartões de crédito, por exemplo. Para tal, a autenticação biométrica como a impressão digital ou reconhecimento facial é instrumental.

Mais ainda, com o Chrome 109 a API de captura de ecrã está ainda melhor, visando facilitar o processo de partilha das capturas efetuadas. Além disso, fica mais fácil partilhar também o nosso ecrã durante as videochamadas, com mais opções.

Para este efeito - a partilha do nosso ecrã em videochamadas, temos agora a opção "Conditional Focus", ou focagem seletiva. O utilizador pode desfocar elementos que não quer partilhar com os demais, ficando para si o controlo total.

Por fim, tal como em versões anteriores, temos também várias melhorias de estabilidade e segurança para o Google Chrome 109, visando otimizar o seu funcionamento.

Além disso, temos vários aspetos técnicos alvo de melhorias como o suporte para a linguagem MathML Core, bem como a compatibilidade com fontes variáveis.

Os utilizadores podem já instalar o Chrome 109 de modo automático, ou manual através do seu download.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.