Google Chrome, o que mudou ao longo dos seus 10 anos

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 3 min.

O nosso querido Google Chrome celebra agora uma década de constantes inovações. Desde o seu lançamento em 2008, este browser (navegador) da Google continuou a apresentar inovações sem parar.

Rapidamente se tornou o browser mais popular sem grande contestação. Ainda que, com constante concorrência de excelentes browsers como o Opera e o Firefox. Desde então, o Google Chrome transformou-se em muito mais do que um simples navegador da internet.

Vê ainda: hrome 69 trará uma nova característica muito esperada

Durante os últimos anos o Google Chrome transformou-se até na base do sistema operativo Chrome OS, que está presente em todos os portáteis Chromebook. Embora tenham começado de forma um pouco lenta, a cada ano que passa este tipo de portátil "na cloud" continua a ganhar cada vez mais popularidade.

No dia do seu lançamento, a 1 de setembro de 2008, a Google publicou uma espécie de banda desenhada onde os seus developers explicaram de forma detalhada como o Google Chrome iria funcionar. E também como iria revolucionar a forma como navegamos na internet.

Google Chrome passou 10 anos a mudar a forma como vemos a internet

A verdade é que todas as ideias trazidas pelo Chrome, acabaram depois por ser assimiladas pelos restantes browsers, tornando-se indispensáveis aos utilizadores. Como um bom exemplo disso, temos as "abas". Certamente que já não consegues imaginar utilizar o teu browser sem as tão banais abas.

O lançamento da primeira versão estável chegou em dezembro de 2008, sendo depois expandido para Mac e Linux em maio de 2010. Ainda mais, outra das grandes revoluções do Google Chrome foi a sua chegada aos smartphones (Android) em fevereiro de 2012. Uma vez mais, não demorou muito tempo até que o Chrome se torna-se uma ferramenta indispensável em qualquer smartphone. Fazendo depois a sua natural transição para as restantes plataformas (iOS, Windows Mobile).

Ao longo destes últimos 10 anos foram muitas as transformações e inovações que o Google Chrome foi sofrendo, transformando a cada ano que passou a forma como olhamos para a internet.

10 anos de transformações do Google Chrome

Desde o seu lançamento, todos os anos vimos o Chrome ser melhorado e transformado. De forma a oferecer aos seus utilizadores a melhor experiência possível enquanto navegavam na internet.

Apenas um ano depois do lançamento da sua primeira versão estável, o browser recebeu pela primeira vez o suporte para extensões. Que, ao longo dos anos, se vieram a revelar uma ferramenta essencial para otimizar a produtividade e segurança dos utilizadores.

Em 2011 vimos a Google começar a demonstrar o quão importante era a segurança dos seus utilizadores. Implementando pela primeira vez a funcionalidade de deteção de Malware e sincronização de passwords.

Desde então as novas funcionalidades e melhorias continuaram a chegar com grande frequência ao longo dos anos. Assim como otimizações na sua interface, que sempre se apresentou extremamente simples e intuitiva, sem qualquer tipo de distrações.

Entre algumas das mais importantes implementações, podemos encontrar a adição de correção ortográfica, capacidade de auto-preenchimento de formulários e também a adição de gestos nas suas versões móveis.

Com a introdução do Google Wallet, em 2015 o Chrome começou também a permitir aos seus utilizadores uma maior segurança nas compras online. Facilitando o preenchimento automático dos seus dados, tornando menos provável serem afetados por ataques de hackers.

Em 10 anos, poucos foram os browsers que conseguiram fazer frente ao Google Chrome

A evolução do suporte para extensões revelou-se também bastante importante para a própria evolução do browser. Uma vez que várias empresas começaram a desenvolver extensões dedicadas para os seus serviços. As suas funcionalidades a crescer exponencialmente.

O navegador sofreu tantas alterações e trouxe tantas novidades ao longo destes 10 anos, que seria virtualmente impossível resumir tudo em apenas um artigo. Em suma, este é sem dúvida o melhor browser da última década. Melhorando a experiência online de milhões de utilizadores em todo o mundo.

De forma a celebrar o seu 10º aniversário, a equipa de desenvolvimento recorreu à sua conta no Twitter para deixar um "miminho" aos seus fãs. Revelando que na próxima terça-feira (4 de setembro) irão ter uma pequena surpresa.

Editores 4gnews recomendam:

hrome

hrome Android: Já podes mudar o design do teu browser

Google Chromecast: Novo modelo vai receber suporte para Bluetooth

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.