Google bloqueia diariamente milhões de emails maliciosos relacionados com o Coronavírus

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A pandemia do novo Coronavírus colocou milhões de pessoas em casa por todo o mundo. Esses têm recorrido com maior frequência à internet para trabalhar ou passar o tempo e os cibercriminosos não podiam deixar passar ao lado esta oportunidade para colocar em prática os seus esquemas ilícitos.

A Google é uma das empresas que tem lutado afincadamente para prevenir essas práticas. No último relatório divulgado pela empresa, é mencionado o bloqueio de 18 milhões de emails maliciosos todos os dias.

Estes aproveitam-se da pandemia do Covid-19 para chamar a atenção dos utilizadores. Muitos deles fazem-se passar pela Organização Mundial de Saúde ou por outras empresas bem conhecidas junto dos seus alvos.

Spam também tem sido uma das grandes preocupações da Google

Através do sistema de machine learning da Google, a empresa bloqueia também, diariamente, cerca de 240 milhões de emails de spam. Uma vez mais, o isco utilizado é o Covid-19.

Dado impacto que esta doença tem em todo o mundo, as pessoas estão desejosas por informações relacionadas com o tema. É por isso que os hackers e criadores de spam não poderiam ter melhor pretexto para colocarem em prática os seus esquemas.

Felizmente temos empresas como a Google a trabalhar para que os seus utilizadores não sejam vítimas destas pessoas mal intencionadas. Se usas o Gmail como serviço de email pessoal, certamente ficarás mais descansado ao ter conhecimento destes números.

A Google deixa ainda o aviso para que os utilizadores do Gmail evitem descarregar ficheiros provenientes de remetentes desconhecidos. Ao usares a ferramenta de pré-visualização do serviço de email, poderás ficar a saber o que os anexos contêm e evitar a descarga de software malicioso para o teu computador ou smartphone.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple e Google criam sistema que indica a localização de doentes com Covid-19
  • Google introduz novas regras para aplicações presentes na Play Store
  • Uber projeta prejuízos até 80 milhões de dólares por causa do COVID-19
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.