Google Assistant vai ganhar nova forma de mostrar notícias! Entende qual

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Google está tornar o seu assistente cada vez mais interessante e completo. A empresa está a atualmente a implementar um algoritmo que mostra um feed de notícias em formato de áudio, baseando-se nos interesses do utilizador. É o mesmo formato que as notícias apresentadas mas com voz a narrar um resumo das mesmas.

De acordo com a Google, será possível ativar esta novidade com um simples comando de voz "Hey Google, play me the news". O Assistant irá então abrir as notícias lendo-as em voz alta uma a uma, como uma espécie de noticiário personalizado para cada utilizador.

google news

Embora o Google Assistant já tivesse a função de ler notícias em voz alta, as mesmas nunca foram personalizadas. Com esta nova função, o assistente irá fazer uso da sua inteligência virtual para escolher as notícias mais relevantes para o utilizador.

Por exemplo, em vez de simplesmente reproduzir um podcast ou segmento de uma hora sobre vários tópicos, o assistente poderá cortar as partes mais relevantes para o utilizador e reproduzir apenas essas. É uma forma extremamente útil de consumir conteúdo, uma espécie de Spotify mas para notícias.

Google Assistant chegou recentemente a Portugal

Após anos e anos, os utilizadores portugueses dos serviços Google podem finalmente usufruir do assistente em português de Portugal. O que significa que já é possível pesquisar por voz informações de meteorologia, trânsito ou notas internas guardadas no dispositivo.

Ainda mais útil e interativo é a possibilidade de reproduzir música no Spotify, bastando fazer o pedido por música, género ou mesmo humor (música triste, feliz, etc). Esta inclusão abre um mundo de possibilidades aos utilizadores lusitanos, incluindo a mencionada novidade das notícias narradas, que não tem ainda previsão de chegada.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.