Voice Match: entende o que falta no Assistente Google

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O assistente Google tem opções como o Voice Match que pode cumprir dois papéis. Através dos comandos "Ok Google", e "Hey Google", duas ou mais pessoas podem fazer pedidos ao mesmo dispositivo móvel, ou desbloqueá-lo com a voz.

Em Portugal, até ao momento, o Voice Match está forçosamente desativado. A decisão foi motivada pelo uso inapropriado desta tecnologia para desbloquear os telemóveis e tablets, alegadamente com uma simples gravação.

"Ok Google" (ainda) não chegou a Portugal

A opção pode ser encontrada dentro dos telefones Android que suportem esta tecnologia. Basta aceder à aplicação Google, sinalizada pelo ícone "G" colorido e tocar em "Mais" na barra inferior. Em seguida tocar em Definições.

Aí podemos seguir dois caminhos para chegar ao Voice Match. O primeiro é o menu Assistente Google e o segundo é o menu Voz. No primeiro caso devemos selecionar a aba Assistente. No segundo encontramos a secção Ok Google e o menu Voice Match.

Em ambos os casos a função que permite falar com o Assistente Google para o despertar e realizar tarefas está desativado, mas não é erro do telefone. Assim que a tecnologia estiver madura a tecnológica deverá reestabelecer o seu funcionamento.

O Voice Match permite ativar o assistente ao dizer "Ok Google"

Google
Google - Mais - Definições - Assistente Google - Assistente - Voice Match

Por Voice Match entenda-se a tecnologia que, não só desbloqueia o dispositivo, como também permite ativar o assistente virtual com um comando de voz. Por norma, temos duas chaves de ativação, o "Ok Google" e "Hey Google".

A gigante norte-americana desabilitou esta opção após várias queixas dos utilizadores, mas não a eliminou. Isto significa que, eventualmente, deverá ser reposta em todo o mundo, mas para já só é aplicável aos altifalantes inteligentes.

Quem tiver um dispositivo Google Home, ou Home mini pode fazer várias gravações para melhorar o reconhecimento de voz. A partir daqui podemos também definir quem é que pode utilizar o assistente virtual para evitar ativações não solicitadas.

Eventualmente será disponibilizado nos telefones Android

Google
Google - Mais - Definições - Voz - Voice Match

O "Aceder com o Voice Match" permitia desbloquear o dispositivo móvel com um dos comandos referidos. De momento não está disponível em Portugal, naquilo que aparenta ser uma suspensão global desta possibilidade.

Posto isto, para ter acesso ao assistente temos que pressionar o botão central Home, representado por norma pelo círculo. O mesmo se aplica ao gesto respetivo para quem tiver optado por esta forma de navegação alternativa nos dispositivos Android.

Em síntese, o teu telefone não está estragado e para falar com a assistente temos que o desbloquear primeiro. A empresa desligou o Voice Match e, até sinal em contrário, temos que tomar alguns passos extra para usar a nova ferramenta.

Fica também a conhecer 7 comandos de voz úteis para tirar proveito do Assistente Google em português de Portugal. Podes ainda descobrir os 20 easter eggs escondidos neste motor de busca.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.