Google Fotos no desktop vai finalmente permitir edição de vídeo

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Google melhorou substancialmente a sua aplicação Google Fotos para dispositivos mobile Android e iOS. No entanto, a sua versão para computadores continua bastante básica, não tendo, por exemplo, um editor de vídeo. Isso irá mudar em breve pois a Google está a implementar um editor básico na versão desktop do Fotos.

É importante salientar que este editor é extremamente básico e permite apenas funções essenciais. Utilizadores poderão cortar e juntar clips, adicionar fotografias e até adicionar música mas apenas da seleção existente na plataforma, não é possível adicionar música personalizada.

Além destas funções básicas, não há muito mais que o editor consiga fazer. Não é possível colocar filtros ou adicionar texto, é só mesmo uma ferramenta de "cortar e colar". Seja como for, é uma adição bem-vinda para quem utiliza o Google Fotos no desktop e precisa de fazer edições rápidas.

Pode ainda ser útil para uma pré-edição. O utilizador pode recortar os clips desnecessários e exportar o produto final para um programa mais avançado como o Adobe Premiere ou Final Cut, eliminando assim algum do trabalho associado à edição de vídeo.

A Google precisa de implementar mais funções no desktop

É evidente que o foco da Google são as suas apps móveis para Android e iOS. No entanto, algumas das funções mobile seriam bem implementadas nas versões desktop das apps. Além de um editor melhorado no Google Fotos, seria também interessante o Google Assistant no Chrome.

Embora possa não ser tão prático, utilizar comandos de voz no portátil ou mesno no desktop iria expandir a utilidade das ferramentas da Google. Se a empresa de Mountain View quer de facto manter um ecossistema eficaz, deveria apostar mais nestas implementações.

Editores 4gnews recomendam:

  • Whale é a app para criação de memes do Facebook
  • TikTok já teve mais downloads que o Facebook e Instagram em 2019!
  • Utilizadores do Apex Launcher irritados por ver publicidade enganosa na aplicação
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.