Google Assistant prepara-se para tomar conta do teu smartphone Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Em breve a Assistente Google poderá desligar o teu smartphone Android. A opção será implementada com uma atualização futura do serviço, entregando aos utilizadores um novo e poderoso comando de voz para controlar o dispositivo móvel apenas com a voz.

Será outra das grandes novidades do Android 12, o aprofundar da integração da assistente virtual da Google com o sistema Android, desenvolvido pela mesma empresa. A intenção da Google passará por dar mais utilidade ao botão Power para além do óbvio.

Assistente Google ficará mais útil com o Android 12

Entretanto, vemos em diversas fabricantes, a possibilidade de configurar esse mesmo botão para abrir / lançar a assistente virtual da empresa. Para que, ao pressionar esse botão, seja aberta a Assistente Google e não apenas a função de desligar, mas não é uma forma particularmente intuitiva. Aliás, acaba por ser um empecilho quando queremos realmente desligar / reiniciar o smartphone.

Encontramos assim um problema. A Google quer manter a utilidade da sua assistente, mas sem privar os utilizadores de Android de um botão / acesso direito ao menu de encerramento do telefone. A descoberta foi agora feita pela publicação 9to5Google.

De acordo com a mesma, ao examinar os conteúdos de uma atualização para a app Pesquisa Google, foram encontrados vários indícios de um novo atalho / função para a Assistente.

Desligar o smartphone com um comando de voz

A função - aparentemente simples - dar-nos-á um maior controlo sobre o smartphone ou tablet Android através dos comandos de voz. Será então possível - com o comando "Hey Google, turn of my phone", desligar o smartphone praticamente sem lhe tocar.

Ainda de acordo com a publicação, esta possibilidade poderá estar disponível em qualquer smartphone com a mais recente versão da Pesquisa Google e Assistente Google. Desse modo, não deverá estar limitado ao Android 12.

De momento esta opção não está disponível na versão de testes (beta) do Android 12, o que é normal numa versão prévia. Espera-se, contudo, que este seja uma das opções de acessibilidade a estrear na versão final do sistema assim que esteja pronto.

Mais ainda, poderemos ter novos atalhos para aceder ao menu de controlo / power do smartphone. Além de pressionar o botão On/Off, a combinação dos botões Power + Aumentar Volume também poderá ativar o mesmo menu de Desligar, Reiniciar ou ativar a Assistente Google.

Em síntese, teremos novos atalhos e uma maior integração entre a assistente virtual com o Android 12 e, possivelmente, em mais versões (antigas) do sistema operativo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple mostra em vídeo hilariante como controlar os teus dados
  • POCO F3, POCO X3 Pro e POCO M3 Pro: 3 smartphones Xiaomi em promoção
  • Xiaomi Redmi Note 8 2021 vem aí. Mas será que faz sentido?
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.