Google anuncia nove novidades a chegar ao Android e Wear OS

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

A Google também marcou presença no maior evento de tecnologia móvel, o MWC 2023, para apresentar algumas novidades a implementar no seu software. Com efeito, temos nove funcionalidades que serão distribuídas pelas plataformas Android e Wear OS.

As novidades reveladas são pequenas melhorias que almejam melhorar a experiência de utilização de todos os utilizadores. Não estão ligadas a nenhuma versão específica do Android e Wear OS, portanto, chegarão a todos os utilizadores destas plataformas.

As primeiras quatro novidades que daremos a conhecer já em seguida já estão em fase de distribuição. Ou seja, a partir de hoje (27) todos os utilizadores começarão a recebê-las nos seus smartphones ou tablets Android.

Zoom em páginas do Google Chrome chaga ao Android

A primeira novidades que a Google anunciou relaciona-se com o seu browser, o Google Chrome, para Android. Em causa, uma nova forma de fazer zoom para realçar apenas o texto presente em qualquer página visitada.

Para já apenas disponível no canal beta do Chrome, passará a ser possível aumentar em até 300% apenas o texto apresentado em qualquer página. Algo que não acontecia até agora, onde o utilizador aumenta toda a página tal como acontece em fotografias ou vídeo.

Cancelamento de ruído no Google Meet

A aplicação para videochamadas da Google também faz parte do lote de novidades anunciadas pela tecnológica. O Google Meet passará a contar com uma tecnologia integrada de cancelamento de ruído para as tuas chamadas serem mais claras, mesmo em locais mais movimentados.

Anotações em PDF´s no Google Drive

Ideal para profissionais, passará a ser possível criar anotações diretamente nos teus PDF´s. Sejam através de uma caneta ou com o teu dedo, poderás facilmente adicionar a tuas próprias notas aos documentos mais importantes.

Novas combinações de Emojis

A Google deu a conhecer o Emoji Kitchen, uma nova forma de te expressares com a combinação de dois emojis num só. Esta funcionalidade será integrada no GBoard e potenciará a tua criatividade, bem como novas formes de te comunicares com os teus contactos.

Emparelhamento rápido nos Chromebooks

Os Chromebook herdarão uma funcionalidade bem conhecida dos utilizadores dos smartphones Pixel. Em causa, a simplificação do processo de emparelhamento dos teus auriculares sem fios.

Fast Pair Chromebook

Com efeito, este processo passará a ser possível realizar com apenas um clique. Ademais, caso já os tenhas configurados no teu smartphone Android, ficarão automaticamente disponíveis no teu Chromebook.

Novo widget para o Google Keep

De modo a simplificar a verificação das tuas listas de tarefas e outros, a Google adicionará um novo widget para o Google Keep. Isto significa que poderás aceder a essa informação diretamente do ecrã inicial do teu smartphone ou tablet Android.

Acesso rápido ao Google Keep no Wear OS

Ainda relacionado com o Google Keep, temos melhorias para a sua aplicação na plataforma Wear OS. Todos os modelos com a terceira versão ou acima do SO poderão aceder rapidamente às suas notas e outras funcionalidades diretamente do seu mostrador.

Novas animações na app Google Wallet

Para aqueles que utilizem a Google Wallet, a norte-americana anuncia novas animações para a confirmação de um pagamento bem sucedido. A empresa não foi, no entanto, explícita nas novidades a implementar, adiantando apenas que estará relacionado com animais.

Wear OS com novo modos de som e para o ecrã

Para concluir, a Google anunciou novidades para a reprodução de som no Wear OS 3 e acima. Neste quesito, o utilizador poderá definir uma reprodução mono, se assim o entender, ao invés da reprodução stereo. Para o ecrã chega um modo de correção de cor, assim como um modo a preto e branco.

Importa sublinhar que as últimas cinco novidades aqui elencadas ainda não têm data definida para a sua disponibilização. A Google limitou-se a referir que as mesmas "estão a caminho".

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.