Google Drive ganha nova vida com o design Material You

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A tecnológica norte-americana continua a melhorar várias das suas apps e serviços gratuitos a cada atualização. Agora, damos conta da introdução do design Material You nas "sub-apps" que compõem a Google Drive. Mais concretamente, temos um novo look a chegar ao Google Docs, Sheets, bem como à Slides da Google

Note-se que apesar das alterações visuais introduzidas ao longo do último ano, orientadas já pelo design Material You, certo é que o seu aspeto varia consideravelmente entre a versão Web e as aplicações móveis.

Tome-se, por exemplo, o aspeto da Google Drive na app Android e iOS (iPhone) face ao seu aspeto através do navegador, a versão Web.

Material You reveste as apps e serviços da Google Drive

Google Drive

Temos aqui espaço para melhoria com a introdução, a fundo, dos princípios de design Material You, famoso pelo seu uso de combinações de dois tons de cor. Algo em que poderão reparar da próxima vez que abrirem a Drive, Docs, Sheets e Slides.

Antes disso, certo é, terão que atualizar as aplicações através da Google Play Store, para Android, ou da App Store, para iOS (iPhone). Em simultâneo, a Google disponibilizará uma atualização (server side) para estas plataformas na sua versão Web.

Google Drive

Temos um visual renovado para todas as aplicações e serviços da Drive, tal como apontou primeiramente a publicação Chromeunboxed.

Podemos observar, por exemplo, a presença de vários elementos da UI como os botões de aspeto mais arredondado, bem como o uso do esquema de cor dupla com fundo branco no exemplo acima.

Além disso, temos alterações para o botão de ação que nos permite criar, por exemplo, um novo documento. Este elemento passa agora a apresentar o formato de círculo, ficando mais fácil de encontrar com o olhar.

Importa frisar, que pelo menos até ao momento, as alterações ainda não chegaram à Google Drive deste lado. No entanto, a Google afirma que estas alterações são aplicadas de forma gradual e faseada, chegando "no decurso das próximas semanas".

Uniformizar o aspeto das apps e serviços Web da Google

Google Sheets

Estas alterações visuais visam uniformizar, finalmente, o aspeto geral entre as aplicações e serviços Web da Google. Por outras palavras, o mesmo Google Sheets terá um aspeto idêntico, senão mesmo igual entre a sua aplicação para Android / iOS e versão Web.

Podemos também constatar que esta implementação do design Material You bebe grande inspiração no aspeto atual do serviço de correio eletrónico da Google, o Gmail. Toda a interface (UI) está mais arredondada, principalmente nos botões de ação.

As cores primordiais serão o branco (ou preto no Modo Escuro), com o azul-claro de baixíssima saturação como cor de destaque (ou cinza-claro no Modo Escuro). É um visual subtil, mas na minha opinião agradável e dinâmico.

Em suma, fica ainda mais agradável usar a Google Drive e respetivos serviços e apps de produtividade. Por fim, recordamos que a Google disponibiliza 15 GB de armazenamento gratuito para usarmos entre as suas várias apps e serviços Web.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.