Xiaomi e Google anunciam novidades para a MIUI e ofertas para os Xiaomi 13

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi apresentou um par de novos smartphones Android dignos de nota com a série Xiaomi 13. Em simultâneo, deu também a conhecer as novidades para a sua galeria de imagens, a app MIUI Gallery que integrará cada vez mais serviços Google.

Em primeiro lugar, já há algumas semanas, a Xiaomi desabilitou a possibilidade integrada de sincronizar as fotografias e vídeos captados com o seu próprio serviço de armazenamento na cloud. Justamente apelidado Xiaomi Cloud, o serviço foi descontinuado.

Xiaomi estreita laços com a Google ao usar mais serviços como o Google Fotos

Google Fotos Xiaomi 13

Todavia, no seu lugar temos a integração direta com o Google Fotos, o serviço de backup e armazenamento na nuvem da própria Google, solução bem conhecida.

Agora, durante a conferência de imprensa da Xiaomi no MWC 2023 em que a 4gnews marcou presença, ficamos a conhecer mais um capítulo da parceria entre as duas empresas.

O anúncio, já formalizado pela empresa chinesa, na gama de smartphones Xiaomi 13 os utilizadores terão direito a um Trial (período de teste) gratuito durante seis meses do Google One a uma das modalidades de topo.

Xiaomi 13 Google One
Dois dos planos atuais do serviço Google One e respetivo preço.

São 6 meses de acesso ao plano de subscrição premium do Google One com 2 TB de armazenamento na nuvem. Por norma com um custo de 99 € por ano, com direito a todas as vantagens associadas.

Paralelamente, na aplicação Galeria da MIUI continuamos a ter, ainda que desativada por predefinição, a opção de sincronização com a Xiaomi Cloud. Algo que pude aferir no Xiaomi 13 residente (produto para teste), já com a versão MIUI 14.

Google MIUI
Opção presente nas Definições da aplicação Galeria na MIUI 14.

Ao que tudo indica, a Xiaomi quer fazer uma transição gradual para os serviços Google, sobretudo fora do seu mercado doméstico. É também uma forma de reforçar a confiança do consumidor nos seus produtos enquanto fabricante chinesa a afirmar-se no mercado global de dispositivos móveis.

Xiaomi 13 com 6 meses grátis de Google One (2 TB)

Google One Xiaomi 13

Para o utilizador de telemóveis Xiaomi antevemos assim uma experiência de uso mais simples e unificada. Será uma integração plena do serviço da Google nos telefones da Xiaomi e na respetiva galeria da MIUI.

Além disso, o utilizador poderá editar as suas imagens através da app Google Fotos ou da Galeria, com equivalência de resultados. Por outras palavras, uma mesma foto editada ou eliminada na Galeria, será removida do Google Fotos e vice-versa.

Por fim, em futuros smartphones Xiaomi a chegar em 2023 teremos acesso ao plano base do Google One com 100 GB de armazenamento incluído.

Em suma, é um passo na direção certa, disso não tenho a menor dúvida, saindo o consumidor a ganhar. Mais simplicidade e menos dispersão de conteúdos, com soluções familiares e de utilidade comprovada como é o caso do Google Fotos.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.