Google anuncia diversidade de sites nos resultados da Pesquisa

Bruno Coelho
Comentar

Numa tentativa de diversificar os resultados da Pesquisa, a Google anunciou que vai deixar de disponibilizar mais de dois conteúdos do mesmo site no topo da sua página. A Google afirma que a medida já está em atividade, e é resultado do feedback dos utilizadores.

A única exceção a esta regra será a “alta relevância” de determinada pesquisa. Se os algoritmos do Google determinarem que o conteúdo é mais relevante em determinado site, aí poderão ser disponibilizados mais de dois conteúdos da mesma fonte.

This site diversity change means that you usually won't see more than two listings from the same site in our top results. However, we may still show more than two in cases where our systems determine it’s especially relevant to do so for a particular search….

— Google SearchLiaison (@searchliaison) 6 de junho de 2019

A nova funcionalidade é baseada no domínio

Esta é uma funcionalidade baseada no domínio de um site. Tal significa que qualquer subdomínio será tratado como parte do mesmo site, e ainda que possa ter relevanção numa determinada pesquisa estará também limitado aos mesmos números.

Um subdomínio serve para destacar determinada página de um site. Existe o domínio principal, e podem existir subdomínios, que na nova Pesquisa serão todos tratados como parte do mesmo site.

Funcionalidade ainda não se encontra a 100%

A novidade foi partilhada pela Google através da sua página do Twitter. Aí, é possível ver alguns comentários que mostram que esta está longe de ser perfeita. Um utilizador partilhou uma imagem onde são disponibilizados oito conteúdos de um mesmo site no topo da Pesquisa.

How about 8? pic.twitter.com/cakugvXpzZ

— Tom Waddington (@tomwaddington8) 6 de junho de 2019

Danny Sullivan, da Google, afirma que a funcionalidade ainda se encontra a ser melhorada, e que como qualquer novo lançamento ainda não é perfeita. Teremos de esperar algum tempo para conhecer os resultados efetivos desta mudança.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.