Google anuncia diversidade de sites nos resultados da Pesquisa

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Numa tentativa de diversificar os resultados da Pesquisa, a Google anunciou que vai deixar de disponibilizar mais de dois conteúdos do mesmo site no topo da sua página. A Google afirma que a medida já está em atividade, e é resultado do feedback dos utilizadores.

A única exceção a esta regra será a “alta relevância” de determinada pesquisa. Se os algoritmos do Google determinarem que o conteúdo é mais relevante em determinado site, aí poderão ser disponibilizados mais de dois conteúdos da mesma fonte.

A nova funcionalidade é baseada no domínio

Esta é uma funcionalidade baseada no domínio de um site. Tal significa que qualquer subdomínio será tratado como parte do mesmo site, e ainda que possa ter relevanção numa determinada pesquisa estará também limitado aos mesmos números.

Um subdomínio serve para destacar determinada página de um site. Existe o domínio principal, e podem existir subdomínios, que na nova Pesquisa serão todos tratados como parte do mesmo site.

Funcionalidade ainda não se encontra a 100%

A novidade foi partilhada pela Google através da sua página do Twitter. Aí, é possível ver alguns comentários que mostram que esta está longe de ser perfeita. Um utilizador partilhou uma imagem onde são disponibilizados oito conteúdos de um mesmo site no topo da Pesquisa.

Danny Sullivan, da Google, afirma que a funcionalidade ainda se encontra a ser melhorada, e que como qualquer novo lançamento ainda não é perfeita. Teremos de esperar algum tempo para conhecer os resultados efetivos desta mudança.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Chrome 75 para Android melhora a tua segurança com passwords mais fortes
  • Google Maps vai ajudar-te em situações de catástrofes naturais
  • Google Stadia: detalhes do serviço gaming da Google (Portugal passou ao lado)
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.