Gmail Web com mais recursos úteis para os utilizadores

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A aplicação de gmail para Web está a receber um conjunto de novos recursos que vêm facilitar e agilizar a redação e envio de emails.

Os novos recursos vão estar em breve disponíveis para os utilizadores do Google Workspace, G Suite Basic e Business.

Novo botão no Gmail Web permite visualizar nome completo e endereço de um contacto

Gmail Web_1

Através do seu blog, a Google anunciou que o Gmail para Web vai ganhar novos recursos que podem vir a revelar-se bastante úteis na composição de emails. Entre as novidades está o novo menu do botão direito do rato que permite visualizar o nome completo de um contacto, assim como copiar o respetivo endereço de email.

A partir de agora, será também possível que o utilizador defina como um contacto aparece a outros destinatários do mesmo email. Por exemplo, se o tiveres definido um contacto como "mãe", com esta nova funcionalidade podes escolher um nome diferente para ser exibido às outras pessoas que recebem o mesmo email.

Com esta atualização, os destinatários terão também um avatar anexado que ajudará a identificar mais facilmente os contactos incluídos. Acresce ainda que ao passar o cursor pelo avatar, qualquer destinatário do email pode aceder ao cartão de contacto daquele destinatário.

Gmail web_2

Os utilizadores também vão passar a receber um aviso se colocarem como destinatário um contacto que não faça parte da mesma empresa e que, por isso, não deve receber informação sensível.

Novo recurso do Gmail evita a duplicação de contactos

Outra novidade que será muito útil é, sem dúvida, a funcionalidade que evita a duplicação de destinatários. A partir de agora, o Gmail classifica os endereços que já foram incluídos e não deixa que voltem a ser digitados em outros campos, como por exemplo, na área CC.

Mas há melhor. Agora, o Gmail vai também garantir que os endereços estão escritos corretamente; no caso de não estarem, não vão ser considerados para envio de email e o remetente do email recebe uma mensagem de erro para corrigir a entrada errada.

Para os utilizadores de Google Workspace, G Suite Basic e Business, os novos recursos estão disponíveis já a partir de hoje. Já para os utilizadores de contas pessoais no Gmail, não há data prevista para tal acontecer.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt