Google adiciona funcionalidade ao Android que só peca por ser tardia

Carlos Oliveira
Comentar

A Google prepara-se para dotar o Android de uma função que há muito alguns utilizadores desejam. Em causa, está a possibilidade fazer a clonagem de aplicações no seu sistema operativo.

Simplificando o tema, passará a ser possível usar duas janelas da mesma aplicação lado-a-lado. Ideal que quem, por exemplo, tiver duas contas numa rede social.

Não se trata de uma funcionalidade revolucionária, porque já muitas empresas oferecem isso no seu software. Desse modo, podemos afirmar que a Google só peca pelo lançamento tardio desta função.

I've been giving the Android 12 CDD a *very* thorough read, and I just discovered something quite interesting.Looks like Android 12 quietly added a new profile type called "Clone." Android seems to finally natively add app cloning support, without the weird work profile hack!

— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) 18 de outubro de 2021

Duplicação de aplicações no Android já está em fase de teste

Esta novidade foi encontrada e tornada pública por MIshaal Rahman. Ao vasculhar o código-fonte do Android 12, o programador deparou-se com um novo perfil chamado “clone”.

Este permitirá aos utilizadores Android criar uma cópia de qualquer aplicação presente no seu smartphone. Poderá ser ideal para quem usa o mesmo dispositivo para trabalho e lazer.

Tecnicamente, já era possível obter o mesmo resultado no Android, mas está longe de ser um processo simples para qualquer utilizador. É possível fazê-lo definindo um perfil profissional, mas serão poucos os que conhecem esse processo.

Brevemente, essa manobra deixará de ser necessária, pois o Android suportará nativamente a clonagem de aplicações. Sem truques ou malabarismos, tudo será feito de forma intuitiva.

Por enquanto, a clonagem de aplicações no Android ainda está longe de ser perfeita para um uso regular. Rahman nota que já é possível definir isso na versão AOSP do Android 12, mas ainda está muito instável e repleta de bugs.

Importa assim aguardar até que a Google disponibilize oficialmente esta função no seu sistema operativo. Com sorte, poderá ser libertada já na próxima atualização para o Android 12.1 que deverá sair no final do ano.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.