Gmail vai tornar ainda mais fácil encontrar emails perdidos com nova atualização

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Certamente que todos já passamos por este problema, precisar de encontrar um determinado email que sabemos estar algures perdido no Gmail, e demorar horas para o encontrar. Por vezes, torna-se tão difícil que começamos a duvidar se está realmente algures na caixa de email ou foi simplesmente apagado.

A Google parece estar bem ciente deste problema, considerando que acabou de anunciar a chegada de uma nova funcionalidade para o Gmail. A nova implementação, chamada "search chips" já está a ser disponibilizada, e tem como objetivo principal ajudar-te a encontrar emails muito mais rápido.

"Search chips" para o Gmail são basicamente filtros avançados

Não há dúvida que esta é uma funcionalidade que será extremamente bem recebida pelos utilizadores, mas o seu nome pode fazer a funcionalidade parecer mais "inovadora" do que realmente é. Na sua essência, a Google adicionou alguns filtros avançados para quando estás à procura de conteúdo na tua caixa de correio.

Por exemplo, quando procuras por um determinado nome, depois vais poder filtrar os resultados selecionando por exemplo o tipo de anexo presente no email. Existem diversas opções para estes novos filtros, sendo apresentados com base num algoritmo criado para conseguir perceber quais os filtros que poderão ser mais úteis em cada situação.

Estas novas "search chips" vão apresentar-se na forma de pequenos botões que estão posicionados por baixo da barra de pesquisa. Desta forma, vai facilitar não só a sua seleção, mas também a navegação entre as várias sugestões.

A nova funcionalidade já está a ser disponibilizada para todos os utilizadores, mas não chegará a todos em simultâneo. Por isso, é possível que precises de esperar alguns dias até poderes utilizar a nova ferramenta de pesquisa avançada no Gmail.

Google não revelou planos para a aplicação do Gmail para Android e iOS

Infelizmente, não foram reveladas nenhumas informações sobre a possível chegada desta nova funcionalidade para as aplicações do Gmail para Android e iOS. De momento, a sua chegada foi apenas confirmada para a sua versão Web, não havendo nenhum indício de que as aplicações móveis venham também a receber a nova ferramenta.

No entanto, considerando que os serviços Google têm como grande foco as suas aplicações móveis, não seria de estranhar se a Google decidisse eventualmente adicionar a nova funcionalidade também às suas Apps. É também possível que a empresa esteja apenas a trabalhar numa adaptação para o tipo de interface presente nas plataformas móveis.

Editores 4gnews recomendam:

  • União Europeia está preocupada com a compra da Fitbit pela Google. Entende porquê
  • Novo Android 11: eis principais novidades do novo sistema da Google!
  • Chegou o Android 11 para desenvolvedores! O que significa isto?
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.